09
nov

DVD em formato 3GP (Mobile) para Nokia E62

bb_mov_Quebrei muito a cabeça com isso no Linux, por isso aqui vai a dica. Estou estudando Administração a distância (EAD Unicid) e recebo minhas aulas em DVD. Por isso queria converte-las para assistir no meu Nokia E62 enquanto faço minhas caminhadas.

Não encontrei nenhuma documentação explicando direito que formatos o RealPlayer que vem no celular suporta. Uma alternativa é usar o DivX Mobile Player e tocar arquivos AVI ou MP4, mas alguns capítulos muito grandes fazem o player travar na metade, além de nem conseguir retroceder ou avançar o vídeo, pois o celular não tem poder de CPU suficiente.

Conclusão é usar o formato 3GP com o vídeo em baixa qualidade para conseguir usar o RealPlayer corretamente. Para isso recomendo o WinFF para converter DVDs para tocar em celulares. A última versão WinFF deve ser instalada a partir do site do projeto, não dos repositórios do Ubuntu, pois esta possuí novas configurações predefinidas para “Mobile Phones“, entre outras.

O novo Ubuntu 9.10 Karmic Koala vem com um codificador FFMPEG limitado, por isso seguem dicas de como compilar seu próprio FFMEG e instalar o WinFF do site. Estou usando o Ubuntu 9.10 64bits, mas o procedimento deve funcionar nas últimas versões do Ubuntu, 32bits também.

FFmpeg (codificador/decodificador) usado internamente pelo WinFF, na janela de terminal:

  1. sudo apt-get remove ffmpeg x264 libx264-dev
  2. sudo apt-get update
  3. sudo apt-get install build-essential subversion git-core checkinstall yasm texi2html libfaac-dev libfaad-dev libmp3lame-dev libsdl1.2-dev libtheora-dev libx11-dev libxvidcore4-dev zlib1g-dev

Compilar e instalar o x264 (codec necessário pra arquivos 3GP RealPlayer):

  1. cd
  2. git clone git://git.videolan.org/x264.git
  3. cd x264
  4. ./configure
  5. make
  6. sudo checkinstall –fstrans=no –install=yes –pkgname=x264 –pkgversion “1:0.svn`date +%Y%m%d`” –default

Compilar e instalar o FFmpeg:

  1. cd
  2. svn checkout svn://svn.ffmpeg.org/ffmpeg/trunk ffmpeg
  3. cd ffmpeg
  4. ./configure –enable-gpl –enable-nonfree –enable-pthreads –enable-libfaac –enable-libfaad –enable-libmp3lame –enable-libtheora –enable-libx264 –enable-libxvid –enable-x11grab
  5. make
  6. sudo checkinstall –fstrans=no –install=yes –pkgname=ffmpeg –pkgversion “4:0.5+svn`date +%Y%m%d`” –default

OBS: Atenção com os traços (-) e quebras de linha. Cada ítem contém uma linha inteira.

WinFF interface gráfica simplificada para facilitar a conversão de vídeos:

  1. Use o link abaixo e escolha o arquivo .DEB de 64 (winff_1.1.1-1~ppa1k_amd64.deb) ou 32bits (winff_1.1.1-1~ppa1k_i386.deb) conforme sua versão de Ubuntu.
  2. Basta clicar na sua versão que o Ubuntu deve abrir seu instalador de aplicativos.
  3. Mande instalar!

Veja na imagem abaixo como fiz minha coversão das aulas em DVD para arquivos 3GP pequenos para tocar no meu Nokia E62. Basta selecionar 1 ou mais arquivos de vídeo do DVD (.VOB), selecionar Mobile Phones e 3GP nas configurações predefinidas, a pasta onde serão gravados e clicar em Convert.

WinFF

[atualizado 18/11/2009]

OBS: Caso não consiga converter diretamente do DVD (erros dizendo que não consegue abrir o arquivo .VOB), use o Brasero para RIPar, ou seja tirar uma imagem do DVD para um arquivo .ISO no seu HD, e montando ele pelo Montador de Arquivos (basta clicar 2 vezes em cima do ISO), copie a pasta VIDEO_TS para seu HD, e use o WinFF nestes arquivos do HD.

Links e Refs:

Alroger Filho

2 Responses to “DVD em formato 3GP (Mobile) para Nokia E62”

  1. 1
    João Jordy Says:

    Caro,

    tentei executar os comandos do tutorial no Ubuntu 9.04 e aparentemente ele rejeita os parâmetros do ./configure e do checkinstall.

    Retirando-os, funcionou normalmente.

    []’s

  2. 2
    Alroger Filho Says:

    Pois é, João, parece que o blog substitui — (traço traço) por um longo traço. Por isso o copy/paste deve ser corrigido na mão.

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress