19
ago

Xubuntu na cabeça!

XubuntuCansei. Vou ter que dar o braço a torcer e dizer que o GNOME do Ubuntu está decepcionando muito.

Por um lado ele motiva interfaces mais simples, prevendo um futuro de touchscreen para todos… por outro, fizeram tudo errado COMPLICANDO ao invés de simplificar.

Tive incontável número de problemas nos últimos meses, detalhes irritantes como nem poder clicar um ícone na barra de notificação pois parece que o painel do GNOME estava com 2 camadas, problemas diversos de vídeo em cima de janelas ao invés de ficar em baixo quando o VLC não estava focado, problemas com e sem efeitos especiais. Problemas diversos de Compiz e seus plugins, até o ScreenShot com cores alteradas, terrível. Problemas com a janela do Second Life, OpenGL 3D, etc. Não dá nem para contar o número e nem quero mais perder tempo com a porcaria.

SOLUÇÃO: Mudar o desktop para XFCE!
O XFCE é super completo e consertou tudo de primeira. Bastou dar um:
sudo apt-get install xubuntu-desktop
Depois de instalar, basta fazer logoff e na tela de login escolher o desktop Xubuntu (ou XFCE), pronto – todos os problemas mencionados resolvidos de uma vez só impecavelmente.
Quer remover a instalação do GNOME por completo, juntamente com todas suas porcarias como Evolution e um tal de Zeitgeist novo que só ficam ocupando espaço e memória sem sequer usa-los? Use o link sugerido no próprio site do Xubuntu (links abaixo).

[Atualizado 23/11/2011]
Mais uma coisa para remover, que estava me causando travamentos e problemas de sincronia de som e vídeo: PulseAudio!
sudo  apt-get purge pulseaudio pulseaudio-utils
Com isso o Xubuntu passa usar o ALSA que está funcionando muito bem. Testei com Skype, Video no VLC, SecondLife e Google Talk todos funcionando com som ao mesmo tempo.

Resumindo estou com meu Ubuntu instalado, mas troquei o desktop para o xubuntu-desktop, removendo todas as porcarias do GNOME, mas sem remover minhas configurações de aplicativos. Para completar a alegria, de tão light e rápido que é o XFCE, adicionei todos os efeitos possíveis instalando o Compiz e seus acessórios (cubo rodando e janelas gelatinosas, por exemplo). Basta instalar:
sudo apt-get install fusion-icon
E se quiser procure no Synaptic, gerenciador de pacotes, mais ítens associados ao Compiz. Basta rodar o Fusion Icon do menu de programas e mandar recarregar o gerenciador de janelas que o Compiz vai substituir o Xfwm4, gerenciador de janelas padrão do XFCE. Se quiser fazer isso automaticamente ao fazer o login em seu usuário basta adicionar na lista de programas a serem iniciados automaticamente:
fusion-icon -f

Para completar a beleza geral instalei o Cairo-Dock, bela barra de ferramentas e atalhos, estilo Mac, totalmente customizável. Tem versão OpenGL 3D e versão 2D light.
sudo apt-get install cairo-dock

Agora para quem quer um boot super rápido para PCs antigos, usando pouca memória (deve funcionar com menos de 128MB quando instalado no HD e menos de 256MB quando bootando por CD ou drive USB), sem perder as facilidades do Ubuntu/Debian, sugiro o Lubuntu.

Links e Refs:

Alroger X Filho

 

Meu Desktop atual.

 

 

Comments are closed.

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress