12
abr

Fedora 9 Sulphur

Fedora 9 Sulphur

Pra variar, não aguentei esperar e baixei a versão Beta do Fedora9.

Infelizmente, há poucos dias de seu lançamento, parece que o Fedora 9 ainda não está pronto. Alias, acho que podemos pular esta versão por completo. Além dos problemas, não encontrei nenhuma vantagem. Melhor ficar com o F8 e seus updates.

Primeira barreira: A instalação padrão, em que o Fedora auto-particiona seu HD, usando Volume Groups (LVM), não funciona. Simplesmente com LVM nenhuma de minhas tentativas de instalar o Fedora 9 num servidor HP Proliant ML350 funcionou.

Segunda decepção: O Yum continua o mesmo, a ferramenta de gerenciamento de pacotes e repositórios mais lenta que já vi. Além disso, o novo gerenciador de pacotes gráfico (Add/Remove Applications), não está funcionando. Pior que isso, fico louco da vida ao ter que pesquisar os processos abertos para conseguir descobrir o nome do executável. Por quê não documentam essas alterações? Como alguém deduziria nomes como pirut ou gpk-application? Aparentemente deveria ser mais intuitivo e organizado, inclusive com seu próprio serviço para acelerar o “yum”, mas…

Terceira e última decepção: Sem XEN no Fedora9. O Fedora 9 não pode ser usado como servidor XEN de paravirtualização (Dom0, XEN Host). No XENParece que não conseguiram aprontar as novidades a tempo. Mas está tudo prometido para o Fedora 10. Veja detalhes no link de referência, que por sinal foi muito difícil encontrar (tive que me cadastrar na lista fedora-xen de emails para pedir socorro, pois horas de Google não foram suficientes).

Conclusão: O Fedora já estava decepcionando como Desktop e sua falta de documentação e “amigabilidade” para com o usuário, e agora, talvez pela primeira vez, eu pule uma distribuição Fedora como Servidor.

Links e Refs:

Alroger Filho

8 Responses to “Fedora 9 Sulphur”

  1. 1
    Nascimento Says:

    Caro colega!

    Na verdade a única decepção aqui é você.
    Acho que deveria ser mais simpático. Talvez precise fazer mais sexo e esquecer um pouco a informática (Fedora), ta precisando de mulher.
    Talvez assim possa ver as coisas como elas são.
    Procure ser mais lite.

  2. 2
    Nascimento Says:

    Ai… você ta precisando brincar um pouco com as versões live. Elas vão te satisfazer. Deixa de ser imbecíl. Antes de criticar uma versão, ainda em BETA, tente ajudar.

  3. 3
    Alroger Filho Says:

    Nascimento, observe que este comentário foi mais voltado para o Fedora usado como servidor. Das 3 mencionadas, apenas a primeira decepcao vai ser resolvida quando o F9 for realmente lançado. Já falei com os desenvolvedores, e o yum deve continuar o mesmo (existem planos de substitui-lo ou melhora-lo, mas ainda pra frente) e o XEN-Dom0 não vai sair pro Fedora9 mesmo.
    Nada disso importa muito para usuários de Desktop..
    Continuo usando e recomendando Fedora Core 5 e 6 e Fedora 7 e 8 como servidor.
    Depois de usa-lo por muitos anos como Desktop, tive que dar o braço a torcer, pois o Ubuntu está muito mais fácil e prático de usar, com uma comunidade muito maior e mais organizada disposta a ajudar.
    Os contatos que tive com desenvolvedores não foram tão mal educados quanto os seus comentários, mas foram quase do mesmo nível, sem realmente ajudar.

  4. 4
    Alroger Filho Says:

    PS: Sempre tento ajudar. O F8 passou os primeiros 3 meses sem funcionar com minha placa wireless (B43, antiga BCM43xx). Eu já havia encontrado a solucao com os desenvolvedores do driver, passado para o cara do Kernel, e pra finalizar pro cara responsavel por montar os updates, logo no primeiro mês…. mas além de não ser muito bem recebido, ainda demoraram mais 2 meses para colocar o update no ar.
    Foi quando passei pro Ubuntu.

  5. 5
    Jean Says:

    usuarios ms são foda

  6. 6
    Juliano de Miranda Says:

    Meu maior problema com o novo Fedora 9 é, pra variar, reconhecimento de wireless…

    Mesmo com o Livna ainda está dando problema…

    Na minha opinião esse é o maior ponto fraco que o Fedora tem… o Ubuntu consegue reconhecer em default, junto com placas de vídeo e som.

    Eu voltei pro meu Fedora 8, que funciona tudo aqui.

    PS.: Estou falando do release final, não do beta.

    Parabéns pelo seu blog, muito interessante!

  7. 7
    Senhor dos Servidores Says:

    Prefiro o Head Hat, mais recursos, mais confiabilidade, na minha opinião o melhor para rodar em servidores.

  8. 8
    Hellbyte Says:

    O Fedora 8 é o melhor, ainda não experimentei o F9, mas se não for bom mesmo vou continuar com o F8.

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress