09
out

Nokia N95-1 Update 30.0.015 e mais dicas

A última atualização do firmware do N95 surpreendeu. Mais uma vez com sua performance melhorada (até o GPS está mais rápido!) e agora com a função de auto-rotate como no iPhone. Ontem aproveitei para formatar o cartão de memória e começar minhas instalações do zero (mais uma vez), organizando assim algumas dicas anotadas.

Melhorias no Update 30.0.015:

  • Mais rápido como um todo. Aparentemente mais econômico.
  • GPS bem mais rápido e com melhor detecção. Antes eu tinha que sair para o meio do jardim para ele encontrar minha localização, agora basta chegar perto da janela para em menos de 2 segundos ele me localizar com precisão de 200m. Mais alguns segundos e passa para 60 e 50m… melhor que isso apenas saindo de casa, ou colocando o celular pra fora da janela.
  • Auto-Rotate da tela. Ele rotaciona a tela automaticamente entre vertical e horizontal, sem depender da posição do slide, como no iPhone. Função que antes era suprida pelo famoso utilitário RotateMe, que tinha que ser instalado a parte.
  • Google Search! (ao invéz do Yahoo Search. Alguém usa isso ainda?)

Fazendo o Update:

Os N95, tanto no Brasil como em outros países, se adquirido pela operadora de celular, vem com um código de produto FALSO, travando o mesmo a versões estabelecidas pelas operadoras. Ou seja, você roda o software de atualização e ele informa que já está atualizado. Mas isso pode ser revertido trocando o código do produto.

  • Desinstale o KMS (Kaspersky Mobile Secutiry) caso o tenha instalado.
  • Siga o tutorial do Rodrigo Piccelli, que explica como alterar o código de produto e fazer toda a atualização, link no final do artigo.

Agora, depois de alguns meses usando o N95 e 3 formatações vou compartilhar o que realmente estou usando e mais algumas dicas que aprendi.

Dicas:

  • Para copiar músicas sem usar os aplicativos Nokia, como num PenDrive:
    1. Conectar o cabo USB.
    2. Escolher Data Transfer, ao invés de PC Suite.
    3. No Meu Computador do Windows econtre o Drive Removível, no Ubuntu Linux ele vai abrir automaticamente uma janel com o Memory card aberto.
    4. Copiar suas músicas para a pasta “Sounds”. Caso ela ainda não exista, pode criar.
    5. Pedir para remover o dispositivo com segurança (desmontar) e desconectar o cabo USB.
    6. Se ele oferecer para atualizar a lista de músicas, PRONTO basta aceitar. Ele vai escanear toda a pasta Sounds.
    7. Caso ele não ofereça automaticamente entre no Music Player (na primeira tela que mostra Musicas e Podcasts) entre nas Opções e mande ele Atualizar, manualmente.
    8. Pronto, agora é só abrir os controles de multimídia e apertar play para começar a escutar suas músicas. Não esqueça que você pode ouvir uma pasta em específico, de forma aleatória ou não e até repeti-la uma vez ou indefinidamente. Você pode tocar todas as músicas de todas as pastas, músicas por gênero, banda, etc.
  • Testei vários programinhas de previsão do tempo, como WeatherBug, Weather, e outros… apesar de umas carinhas bonitinhas destes 2 mencionados, não gostei e não consegui que ele mostrasse informações corretas pois suas configurações são meio vagas. Recomendo, no Brasil, usar o site normal do ClimpaTempo. Visualize ele deitado, coloque o Zoom em 75% e escolha sua cidade. Assim que escolher a cidade, grave um bookmark/favorito. Eles tem informações detalhadas sobre o clime no momento, no dia, e previsões futuras.
  • Sabia que você tem um Scanner de códigos de barra 2D para entrar facilmente em links de sites? Experimente nos links abaixo. Abra sua câmera, entre em Aplicativos/Office e Barcode, seleciona para escanear, coloquei seu celular de pé a uma distancia de 5 dedos da tela e centralize no código até ele reconhecer e oferecer para abrir o link. Mais fácil que digitar!
  • Aperte e segure o botão a esquerda do joystick (Menu de Aplicativos) para ver a lista de aplicativos abertos! Você pode rodar vários ao mesmo tempo e facilmente trocar entre um e outro.
  • Instalação de aplicativos não assinados: Não consegui usar os “cracks” existentes para liberar o celular a rodar aplicativos sem assinatura, e também não quero mais “bagunça-lo”, por isso estou usando a método oficial, que é usando o site do Symbian Signed, link no final do artigo. Basta preencher os campos e enviar o aplicativo em questão para você receber um email de confirmação depois outro para download. Selecione todas as opções em Capability information.
  • Se a instalação de um aplicativo reclamar que o mesmo está expirado, volta sua data 6 ou 12 meses pra traz! Não esqueça de acerta-la após a instalação.
  • Existe uma versão do Home Media Center, que vem nos aplicativos da Nokia (OVI e PC Suite), para Linux! é o GMediaServer. Para instalar no Ubuntu: sudo apt-get install gmediaserver.

Aplicativos que realmente uso:


  1. KMS – Kaspersky Mobile Suite, Anti-vírus/spam/roubo: http://www.sdev.com/115~kms-kaspersky-mobile-security.html
  2. Google Maps! A versão nova junto conto o update de firmware é bem melhor, mais rápida com indicação de direção também.
  3. SlideHelper – ferramenta para o movimento de slide do teclado. Fechado desliga o telefone e aberto evita apagar a tela e entrar em standby, se assim você desejar. http://s60soft.ru/eng/slide-helper.html
  4. ActiveFile, gerenciador de arquivos completo com lista de processos detalhados. Mostra todos os drives e arquivos sem esconder nenhum. http://developer.symbian.com/wiki/display/pub/ActiveFile
  5. Smart SOS, não experimentei ainda, mas já sei que é uma idéia muito boa para quem se preocupa com sua segurança pessoal ou de sua família. Ele, ao toque rápido de um atalho, pode enviar sua localização GPS, foto e mensagem automaticamente via email, SMS (torpedo) ou MMS (torpedo com foto) para até 10 contatos pré-definidos em caso de emergência. http://sos.enpronomics.com
  6. Mobbler, Last.FM no seu celular! Sim, toca suas músicas, rádios, usa seu usuário existente no Last.FM. Funciona muito bem em conexões Wifi e provavelmente 3G também. Além de ouvir a Last.FM, você pode simplesmente ouvir suas músicas do celular, e ele vai fazer o scrobble para você, cadastrando apenas as músicas que você escuta por inteiro e armazenando localmente. Quando ele se conectar ele atualiza na sua Last.FM.
    http://www.symbian-guru.com/welcome/2008/09/mobbler-maps-volume-adds-ability-to-love.html

Links de Sites para usar no seu celular:

  • Cafe-TI, experimente com o Zoom em 50% e a tela deitada!
  • Nokia Mobile Codes, para criar seus próprios!
  • ClimaTempo: http://www.climatempo.com.br
  • iGoogle Mobile e o próprio iGoogle padrão são muito legais para se configurar no celular. O iGoogle Mobile ainda é meio limitado:
    • http://igoogle.com
    • http://www.google.com/m/ig
  • MOSH, compartilhamento de de aplicativos, temas, imagens, etc: http://mosh.nokia.com
  • MeuGuia.TV, programas dos canais abertos e pagos: http://meuguia.tv
  • Cafe-Gourmet, leve algumas receitas para sua cozinha: http://cafe-gourmet.blog.br
  • Wi-Fi Finder, encontre pontos de acesso perto de você em qualquer lugar do mundo! http://iphone.jiwire.com


Links e Refs:

Alroger “mobile” Filho

21 Responses to “Nokia N95-1 Update 30.0.015 e mais dicas”

  1. 1
    Camilla Lemke Says:

    Se eu tivesse intimidade eu ia fazer um teste, mas só entendo mesmo de Slackware..

    DE qualquer forma, interessante vc colocar isso aqui..

  2. 2
    Samuel Says:

    Vei, tu anda sumido…

    Acompanho seu blog ja tem uns 4 meses…
    Comprei um n95 estes dias, to garrado aki nas novidades!

    Se tu tiver novidades para compartilhar!
    Ou entao entrar em contato!

    Vlw!

  3. 3
    Jonatan Says:

    Blza. Efetuei todo procedimento para desbloquear o N95 e atualizar o softwar, mas ele não busca a versão nova 30.0.15, somente a versão 20.0.11 já mudei o codigo umas duas vezes ele informa que não há atualizações recentes para aprelho, tem alguma dica? pois queria colocar o sistema de rotação no aparelho.

  4. 4
    Alroger Filho Says:

    Jonatan… ou o seu procedimento não está granvando o codigo direito (confirmou se ele mantém?) ou o codigo usado não está ajudando.
    Sugiro dar uma pesquisada no Ramalho Blog, ou em seu forum.

  5. 5
    Fernando Says:

    Olá, eu tenho o N95 – 3 (RM-160), tem como fazer a alteração de código para esta atualização? Pelo o que vocês notaram quais foram as reais melhorias?
    Agradeço a atenção
    Abraço

  6. 6
    Caio Says:

    Caro amigo Alroger Filho, estou tentando instalar o rotateme, porem dá um erro no certificado. Vi em outros sites que poderia assinar pelo MobileSinger, baixei o aplicativo, porem não á certo, pois não tenho o arquivo.cer ou .crs (não sei o certo), como posso fazer para instalar o rotateme?
    Abraço

    Caio

  7. 7
    Alroger Filho Says:

    Caio, o RotateMe costuma vir sem assinatura. Dai voce precisar usar o OpenSigned (procure no google) para assina-lo. Ele tem que ser assinado especificamente para seu celular.
    Mas as novas versoes de firmware todas ja tem esta funcao embutida! Voce ainda esta com uma versao desatualizada, sera?

  8. 8
    GERSON Says:

    EU QUERIA SABER SE TEM COMO FINALIZAR UMA LIGAÇÃO AO ABAIXAR O SLADE DO N95 8GB?

  9. 9
    Alroger Filho Says:

    Sorry, Gerson, mas não da pra entender a pergunta. Botão vermelho finaliza qualquer ligação. Segure o botão vermelho durante um tempo que finaliza qualquer conexão de internet.

  10. 10
    GERSON Says:

    ALROGER O QUE EU QUERO SABER É SE DÁ P/ FINALIZAR UMA LIGAÇÃO AO FECHAR O SLIDE, NO BOTÃO VERMELHO EU SEI! OUTRA PERGUNTA QUE EU QUERO TE FAZER É: A VERSÃO DO MEU N95 É:20.0.016 É BOA ESSA?

  11. 11
    Alroger Filho Says:

    Ahhh bom. Agora ficou mais claro. Esta funcao nao existe no N95 por natureza, mas foi por isso que recomendei o SlideHelper acima. Ele faz exatamente isso, entre outras coisas. Experimente!

    Sobre a versao: NAO, essa eh a versao que veio pra mim da operadora. Observe que a versao deste artigo foi a melhor que ja usei. A diferenca de performance eh drastica. Eu nao tenho mais N95 para testar, ja devem existir versoes mais novas ainda. Se voce usa o N95 para navegar na internet e para navegar no GPS, vale a pena atualizar.

  12. 12
    GERSON Says:

    Ñ TEM UM EM PORTUGUÊS,Ñ ENTENDO NADA EM INGLÊS! OUTRA COISA O AMIGO DIZ LÁ EM CIMA QUE ”DESLIGA O TELEFONE”, Ñ SÓ FINALIZA É A LIGAÇÃO Ñ? FAZ É DESLIGAR O APARELHO,TUDO??

  13. 13
    GERSON Says:

    ESSE N95 8GB, Ñ TEM LUGAR P/ COLOCAR UM CARTÃO DE MEMÓRIA??? É SÓ A MEMÓRIA MESMO QUE VEM DE FÁBRICA ”8GB”??

  14. 14
    GERSON Says:

    DEIXA EU TE FALAR, HOJE ACONTECEU UMA COISA ESTRANHA NO MEU N95, AO LIGÁ-LO DE MANHÃ ELE LIGOU LOGO APÓS DESLIGOU, TORNEI LIGAR TORNOU DESLIGAR, PELA TERCEIRA VEZ LIGUEI AÍ ELE FICOU LIGADO. O QUE VC ACHA QUE ACONTECEU? OUTRA COISA Ñ TEM AQUELES MENUS QUE FICAM NA TELA QUE SE TIRA PELO ”PERSONALIZAÇÃO+MODO DE ESPERA+ESPERA ATIVA”, POIS BEM, DESLIGO O APARELHO A NOITE COM A ”ESPERA ATIVA DESATIVADA” AO LIGÁ-LO DE MANHÃ ELE RETORNA A FORMA ATIVA, AÍ EU TENHO QUE NOVAMENTE DESATIVÁ-LA,ISSO É NORMAL,É ASSIM MESMO ESSA CONFIGURAÇÃO??

  15. 15
    Alroger Filho Says:

    Gerson, esse é o único que conheço. O cartão você pode trocar por um maior se quiser. Basta remover o seu de 8GB e colocar outro. Não sei o que dizer sobre a espera. Não era para ser assim.

  16. 16
    GERSON Says:

    ALROGER QUER DIZER QUE ELE TEM UM CARTÃO DE MEMÓRIA DENTRO DELE? QUAL É,É UM ‘MICRO SD DE 8GB’?, EU PENSAVA QUE AS 8GB QUE VEM NO CELULAR VIESSE INSTALADAS NO PRÓPRIO APARELHO E NUNCA EM UM CARTÃO ADCIONAL!

  17. 17
    GERSON Says:

    EU POSSO COLOCAR UM CARTÃO DE ATÉ QNTO?

  18. 18
    Alroger Filho Says:

    Que eu saiba 8GB é um cartao adicional, onde vc baixa ou grava fotos, videos, etc.. o sistema operacional e programas originais ficam numa memoria interna. Veja se nao tem a portinha do cartao na lateral dele. Basta ver o tamanho e formato para saber o que comprar. Que eu saiba nao tem limite, pelo menos nos cartoes existentes até hoje.

  19. 19
    GERSON Says:

    vc ainda ñ percebeu que o meu celular é um n95 8gb?será que ñ dá problema eu mudar a versão do meu que é 20.0.016 p/ o 30.0.15 ou p/ uma versão mais recente. eu levei aquí numa assist~encia tecnica o rapaz falou que a nokia pede p/ só atualizar, mais continuar com a mesma! que vc acha? me indique uma versão se vc puder é claro!

  20. 20
    Alroger Filho Says:

    Sim, observe o link de atualização a cima, ele explica sobre as versões de N95. Use a própria para o seu celular, os vantagens são as mesmas.
    Também sugiro você pesquisar no http://www.ramalhoblog.com que tem muita coisa sobre N95 também.

  21. 21
    Lorena Says:

    Oi, estou tentando efetuar o passo a passo que vc deu acima mas não consigo. Instalei o Nokia Ovi Suite e quando conecto o aparelho ao pc dá que ele não foi reconhecido. Aparece uma mensagem mandando selecionar no celular a opção “PC suite” mas não há essa opção no meu menu USB. O que faço???

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress