18
out

Ubuntu Gutsy 7.10

Ubuntu Logo

Ubuntu 7.10 lançado – Gutsy

Sim! Você já pode atualizar para a nova versão do Ubuntu, o Gutsy (7.10). Basta executar “update-manader -d” que O gerenciador de Updates vai mostrar a opção de atualizar a versão da distribuição além de atualizar apenas os pacotes. Demora um pouquinho por conter em torno de 300MB… mas para quem não aguenta esperar o lançamento da nova versão em CD, vale a pena!update-manager

Primeiras impressões:

  • Visual melhorado – sistema, aplicativos e utilitários.
  • Interface com usuário melhorada.
  • Efeitos especiais melhorados e embutinos no ambiente GNOME.
    • Infelizmente não posso testar ainda na minha ATI. Quem sabe nosso colaborador Diogo pode comentar sobre os efeitos novos. A final ele já estava testando o Compiz Fusion, veja em seu artigo. Funcionou maravilha em minha ATI! Veja novo artigo na categoria ATI!
  • Configurações de vídeo melhoradas.
  • Detecção de drivers melhorada, drivers atualizados, vários firmwares incluidos e instalação facilitada através do Gerenciador de Drivers Restritos, por exemplo para adaptadores wireless de rede, como no meu caso a Broadcom 43xx (BCM43xx). Finalmente pude desativar meu ndiswrapper e o Gerenciador de Drivers Restritos não apenas instalou o driver da bcm43xx mas também ofereceu para fazer download do firmware. Desativei o ndiswrapper, mandei ele instalar a bcm43xx e tudo funcionou 100% automatizado. Nem fazer logoff precisei. Outra vantagem de não usar o ndiswrapper é duração da bateria! O ndiswrapper usa muito mais processamento e consome muito mais energia que o driver nativo linux, justamente por ficar emulando um driver Windows no Linux.

Dicas:

Para quem estiver entrando no mundo Ubuntu agora, para quem veio de outras distribuições com o Fedora, Kurumin, etc:

  • Antes de abrir o console de terminal, tente usar o ambiente gráfico!
  • Conheça o gnome-control-center.
  • Não esqueca de fazer todas as atualizações de pacotes depois do lançamento oficial.
  • Caso algum programa não funcione sem razão aparente, tente remover e instalar novamente seu pacote, pois podem ter ficado faltando dependências após a atualização de versão! Exemplo: meu gdesklets não funcionava. rodei sudo aptitude remove gdesklets e sudo aptitude install gdesklets para resolver.

Ainda não encontrei nada que não pudesse ser feito gráfico e intuitivamente no Ubuntu, pelo menos em termos de tarefas de usuário e do trabalho no dia dia. Vale a pena mudar de hábitos de vez enquanto e explorar as opções, atualmente cada vez mais simplificadas!

O Ubuntu 7.04 já estava de parabéns. Meus parabéns para a nova versão!

Alroger Filho

One Response to “Ubuntu Gutsy 7.10”

  1. 1
    Compiz Fusion na ATI com Xgl (fglrx)!!! Says:

    […] consegui habilitar todos os efeitos de composite em minha placa ATI! Graças a nova versão do Ubuntu Gutsy 7.10. Tudo automatizado por ele, sem sofrimento nenhum. Olha que estou há mais de 1 ano experimentando […]

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress