15
out

Nokia N95 no horário de verão [atualizado 22/10]

Acabei de descobrir, com o suporte da Nokia, como corrigir o horário de verão no Nokia N95.

Basta entrar no site da Nokia, selecionar Suporte e Software, Suporte a Produtos, selecionar o E61 (sim, compatível), Aplicativos Gerais, baixar e instalar o Atualizador do Relógio Mundial (conhecido também como timezoneupdater). Depois desligue completamente seu celular e ligue novamente.

Pronto, este aplicativo corrigi a table de fusos horários no N95, pelo menos para 2008. Acho que precisamos fazer isso todo ano, já que o Brasil não tem data definida para a troca do horário de verão. Se você observar, neste domingo o fuso horário de São Paulo no N95 automaticamente alterou para GMT-2. Claro, você pode desatiar a atualização automática com a operadora e corrigir seu relógio, mas quaisquer agendas ficam vinculadas ao fuso horário e vão ficar todas erradas com seus alarmes adiantados.

[atualização 22/10]

O procedimento acima corrigiu o fuso horário antes de entrar no horário de verão, mas, quando realmente chegou, o Nokia N95 não ficou sabendo.

Agora para tudo funcionar basta desativar a atualização automática com a operadora, acertar a hora correta e selecionar um fuso horário que represente o seu +1. Por exemplo, meu fuso horário é o GMT-3 de Brasília então encontrei o GMT-2 de Fernando de Noronha (-3 + 1 = -2) que é o fuso em que estamos durante o horário de verão. Agora minhas agendas estão corretas, além do horário em si.

OBS: Este procedimento parece muito óbvio, mas ANTES de instalar a atualização no procedimento inicial isso não funcionou! Na semana passada meu N95 estava com o fuso em GMT-2 Brasília, pois havia entrado antecipadamente no horário de verão. Tentei usar o GMT-3 Manaus para consertar minhas agendas mas embaralhou mais ainda.

Links e Refs:

Alroger “mobile” Filho

18 Responses to “Nokia N95 no horário de verão [atualizado 22/10]”

  1. 1
    Carlos Cotrim Says:

    O arquivo no site é datado de 2007, funciona para 2008 mesmo assim?

  2. 2
    Alroger Filho Says:

    Nem percebi, mas funciona sim! Tenho 4 N95s no escritório, testado em todos.

  3. 3
    Alroger Filho Says:

    Shiii, ele não entrou no horário de verão. Tive que acertar a hora manualmente e caí no mesmo problema de fuso horário.

  4. 4
    Alroger Filho Says:

    Pedido de suporte pro Nokia Care brasileiro:

    Ola, precisamos de um Time Zone Upgrader para 2008!
    O N95 entrou em horário de verão (DST) uma semana antes do correto. Falei com o suporte, e depois de falar com alguns atendentes que nem sabiam do que eu estava falando, consegui falar com uma mulher que me instruiu a instalar o Atualizador do Relógio Mundial do Nokia E61 (criado em 2007). Isso voltou o meu N95 de GMT-2 para GMT-3 corretamente (São Paulo).
    Agora que realmente começou o horário de verão o meu N95 ficou em GMT-3. Preciso de uma solução para isso! Temos 4 N95 e 1 E62 aqui no escritório e as agendas estão todas malucas.

    OBS: alterar o horário manualmente não ajuda, pois todos os servidores de sincronização estão com o fuso horário correto (GMT-2 agora) e o N95 não. Usamos OVI, Google Calendar e o sistema eGroupware em PHP que sincronizamos nossas agendas.

    Por favor não peça para eu ligar para o suporte. Gostaria que fosse aberto um chamado para isso. A Nokia tem que fornecer updates de TimeZone todo ano, pois a maioria dos países atualmente não tem horário de verão (DST) fixo.

    Grato,

    Alroger Filho

  5. 5
    Alroger Filho Says:

    Também mandei a reclamação para o Nokia Care USA.

  6. 6
    Ezio Crispim Says:

    Meu N95 não consigo sincronizar com a hora da operadora (vivo), quando coloco para sincronizar, o celular muda para 4 hs a menos que o horario normal?
    alguém sabe como arrumo isto?

  7. 7
    Alroger Filho Says:

    Ezio, vc deve ter o fuso horario configurado errado. Verifique nas configurações de data e hora e corrija a zona onde está.

  8. 8
    Ezio Crispim Says:

    A configuaração do fuso horario está correto,sou do paraná, então utilizo GMT -3:00 BRASILIA. Mas quando ativo a o~pçao, hora da operadora, ele fica com 4 hs a menos.

  9. 9
    Alroger Filho Says:

    Bom, você já deveria estar vendo Brasília como GMT-2, pois entramos no horário de verão. Já tem 1 hora de erro aí. Este é o problema que estou brigando com a Nokia para resolver.
    Mas 4 horas de diferença parece muito. Deve ser problema com a atualização da operada, fale com eles.

  10. 10
    Paulo Says:

    No meu caso, quando eu coloco “atualiz. automatica” a hora fica uma hora a mais que o horario de verao e se colocar fuso brasilia -2, altera toda a agenda de compromissos em uma hora. Estou usando fuso Canada -3 para acertar, porem vi que a partir de novembro vai alterar a agenda novamente, acho que la termina o horario de verao deles…

  11. 11
    Daniel Says:

    E aí, alguma resposta?

  12. 13
    Daniel Says:

    Liguei 2x para a Nokia… nas 2x me transferiram para a pesquisa de atendimento antes de resolver o problema, ou seja, desligaram na minha cara.

  13. 14
    Alroger Filho Says:

    Daniel, atulizei o artigo com minha solução atual.

  14. 15
    Daniel Says:

    Não sei o que houve, mas a hora da operadora (atualiz. automatica) agora está certa…
    Deve ter sido algum erro na rede da Claro.
    Até porque, eu não tive o problema do cel entrar no horário de verão antes da hora e no último domingo tbm estava com a hora certa. vai entender…

  15. 16
    Filipe Sizilio Says:

    Moro em Natal e aqui não tem horário de verão. A atualizada da nokia não funciona mais! Agora estou usando o fuso de Assunção no paraguai (-3).

  16. 17
    Dino Says:

    em 22/10 o horario de verão não alterou no meu celular (N73) tentei desligar, e dligar tirar a bateria(pra ter certeza que ia reiniciar) porem o horario de manteve, então tirei a atualização automatica de horario e adiantei em uma hora, manualmente.

    Nesse fim de semana o relógio adiantou (por conta propria) deixando o horario uma hora a mais do que deveria.

    Hoje cheguei quase 1 hora adiantaod no serviço (achei que estava chegando uns minutos atrasado rsrsrsr). Voltei para a opção de atualizar automaticamente e o horario voltou ao normal. A operadora é Vivo.

    Aconteceu com alguem isso? não achei nenhum registro em outros foruns..

  17. 18
    Alroger Filho Says:

    Pois é, Dino. O horário de verão no Brasil não é fixo como nos EUA, por isso acontece essa confusão 1 semana antes ou depois das mudanças todo ano. A Nokia deveria deixar agente corrigir manualmente no celular mas não deixa. E deveria fornecer atualizações sempre que informada das novas datas do horário todo ano, mas não o faz.
    No final do verão você deve passar por isso outro vez durante uma semana ou duas.

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress