21
nov

VPN, a solução contra bloqueios e traffic shaping!

Pois é, já ouviu falar de traffic shaping? Sabia que várias portas da sua Speedy estão bloqueadas? Pelo menos na versão com IP dinâmico, padrão residencial, as portas 80, 21, 25, 110 estão bloqueadas para entrada, ou seja, para você não colocar um servidor de sites ou emails no ar. Tudo para nos obrigar a comprar mais serviços dos provedores.

O traffic shaping está preocupando muito gente. Ele consiste, em seu exemplo mais típico, em limitar a velocidade do tráfego VoIP, prejudicando um simples Skype ou outros serviços grátis e incentivando os clientes a usarem o VoIP do próprio provedor. Já foram constatados vários exemplos na região do Paraná e Santa Catarina, onde o Skype ficou inutilizável.

Em minha casa tenho a Speedy Home, acesso PPPoE com IP dinâmico e as portas mencionadas acime bloqueadas. O engraçado é que não tem a Speedy Business para me atender em minha região, que seria muito melhor pra mim, sem login PPPoE e sem bloqueios, pois trabalho muito com a internet (dentro e fora de casa).

Descobri que a minha solução é contratar um provedor de VPN fora do Brasil para garantir um link de verdade. Assim eu vou receber um IP válido e fixo na internet, passando meus dados direto para o backbone, a espinha dorsal, da internet sem passar por filtros, bloqueios, proxies e outras gambiarras dos provedores nacionais. Até mesmo os DNS por aqui estão ficando muito lentos.

Pelos dados de uma VPN serem encriptados os provedores intermediários não tem como fazer traffic shaping, ou seja manipular meus dados dependendo do protocolo usado, pois vai ser tudo passado por um tunel encriptado. Ou seja, o provedor aqui não tem como distinguir VoIP de P2P ou de HTTP.

Para você entender melhor o processo é o seguinte:

  • Conecto normalmente no provedor local e recebo um IP dinâmico.
  • Em seguida conecto na VPN, e recebo meu IP válido, fixo e livre na internet como se eu estivesse localizado em outro país.

Outra utilidade desta façanha é acessar conteúdo exclusive de certos paises. Por exemplo, a ABC.com dos EUA oferece episódios ao vivo pela internet de seus seriados, como por exemplo o famoso LOST! Experimente entrar para você ver, você vai receber uma mensagem dizendo que este conteúdo não está disponível para sua localidade.

Outro bom exemplo, pessoalmente pra mim, é o seriado Doctor Who que passa ao vivo na BBC de Londres, com o mesmo bloqueio de localidade.

Sim, existem provedores de VPN nos EUA, Europa/UK, e em todo lugar que você pode imaginar.

Dicas:

  • PPTP ou OpenVPN? PPTP = Maior velocidade e facilidade de usar, OpenVPN = Maior segurança.
  • PPTP requer uso do protocolo GRE. Nem todo roteador suporta isso!
  • OpenVPN não usa o GRE, e não deve ter problema com nenhum roteador.
  • PPTP já vem padrão no Windows e Linux, simples e rápido de configurar.

Imagens:

Links e Refs: Provedores que testei ou me chamaram a atenção.

Alroger “ligado” Filho

7 Responses to “VPN, a solução contra bloqueios e traffic shaping!”

  1. 1
    Caf? Bourbon » Blog Archive » MTV Music na Web! Says:

    […] VPN, a solu??o contra bloqueios e traffic shaping! […]

  2. 2
    Michael Says:

    Eu uso http://www.yourprivatevpn.com. Eles têm servidores no Reino Unido, Holanda e E.U.A.. Então eu posso assistir Iplayer BBC na Grã-Bretanha, bem como filmes no Hulu.com e ABC nos E.U.A.e acessar xbox, todas essa paginas bloqueados no Brasil.
    Alem disso você não precisa ter medo, que alguem identifica você, quando escreve comentários politicamente “não coretos”

  3. 3
    Alroger Filho Says:

    Obrigado, Michael. Agora que tenho uma internet decente para assistir filmes vou usar sua recomendação pois quero assistir tanto CBS, ABC cmo BBC e outros.
    Muito bom ter a opção de VPN nos USA e VPN em UK com a mesma conta.
    Testei e funciona direitinho.

  4. 4
    Jennifer Says:

    Eu gosto de usar privados acesso a internet ( http://www.privateinternetaccess.com ) porque é mais rápido que a maioria dos outros provedores de serviços de VPN. É baseado fora de os EUA só por isso dá-lhe acesso a Hulu, YouTube, ABC, CBS, etc A chave com este provedor é a sua velocidade.

  5. 6
    Mindy Says:

    I see a lot of interesting articles on your page. You have to spend a lot of time
    writing, i know how to save you a lot of work, there is a tool that
    creates unique, SEO friendly articles in couple of minutes, just type in google – k2 unlimited content

  6. 7
    Buy VPN services Says:

    LimeVPN offers the best VPN service connection at 2.99$/month only

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress