28
abr

GRUB2, recordfail e boot automático forçado

As novas distribuições Linux, como Ubuntu Karmic Koala (9.10), estão usando o GRUB2 agora, ao invés do tradicional GRUB. Ao invés de um simples arquivo de configuração como o famoso menu.lst, o GRUB2 é bem complicado em termos de personalização, justamente para tentar fazer tudo automático e dinâmico.

Sem entrar nos detalhes da complicação toda do GRUB2, compartilho aqui uma dica que quebrei a cabeça para descobrir para meus servidores. O GRUB2 tem uma função que, caso o Linux não tenha sido desligado corretamente ou seu boot não tenha sido bem sucedido, causa o próximo boot a não ser automático. Ou seja, qualquer problema o GRUB2 pára e fica esperando o usuário escolher uma opção do menu e dar ENTER.

Enquanto isso pode ser útil para Desktops, não é nada conveniente para Servidores, onde sequer existe um monitor para visualizar o boot, menos ainda um usuário e teclado para dar continuidade ao boot.

Então para desativar essa função, e garantir que seu servidor, onde for que esteja, prossiga com seu boot normalmente sempre que for ligado ou reiniciado, eis as dicas:

  1. No final do arquivo /etc/grub.d/00_header, logo após a linha if [ \${recordfail} = 1 ]; then, altere a linha set timeout=-1 para set timeout=5.
  2. No arquivo /etc/grub.d/10_linux, logo abaixo de menuentry “$1” {, altere a linha recordfail=1 para recordfail=0.
  3. Execute update-grub.

Agora posso dormir tranquilo, sabendo que meus servidores vão bootar normalmente depois de qualquer queda de energia ou imprevisto.

Alroger Filho

2 Responses to “GRUB2, recordfail e boot automático forçado”

  1. 1
    Bruna Says:

    Por isso gosto desse blog, seeeempre leio coisas interessantes que eu não sabia!
    Não sei se tem a ver com o que posta, mas eu acabei de ver uns videos bem legais no site do programa de trainee da Ernst & Young, fiquei até com vontade de cursar Adm, ou contábeis pra participar, mas faço publicidade!
    beijinhos

  2. 2
    Ítalo Says:

    vou fazer isso no servidor da empresa..
    ja deu trabalho de ter q arrumar os benditos perifericos que sao opcionais para servidor, segundo os administradores..

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress