08
nov

Fedora 8 lançado! [atualizado 13/11/2007]

Fedora8O Fedora 8 acaba de ser lançado neste dia 8 de Novembro de 2007.

Mais uma distribuição promissora no mundo Linux, tanto para Desktops como para Servidores. Eu pessoalmente uso os Fedora (e Redhat 7.3 antes) para implementação de servidores Linux desde 2004.

Esta versão promete o novo e melhorado Compiz Fusion, novo sistema de audio PulseAudio, Java completamente free e opensource IcedTea com suporte nativo a Java Applets tanto para 32 como para as versões 64bits, novo Kernel, novos gerenciadores de virtualização XEN/QEMU/KVM com acesso remoto seguro, novos drivers de hardware, especialmente adaptadores wireless, suporte a notebook melhorado, gerenciamento de energia, suporte a controladoras IDEs/SATAs/RAID melhorado, codec buddy para encontrar e instalar facilmente os codecs para seu player de áudio/vídeo predileto, Firefox 2.0, KDE 3.5.8 (logo vai sair o update para o KDE 4.0), GNOME 2.2, GNOME Online Desktop, entre outras novidades.

F8-boot_F8-login_F8-desktop

O desenvolvimento do Fedora é o mais agil e atualizado entre as distribuições que usam pacotes de instalação e atualizações automáticas, sempre com as últimas versões estáveis de kernel, drivers e aplicativos diversos. Isso tem seu lado bom e seu lado ruim. Por exemplo, quando sai um kernel novo para atualizar no Fedora, o pessoal do VMware ainda nem o testou e provavelmente você vai ter dificuldades para compilar e instalar o módulo de rede virtual dele. Por outro lado percebemos melhorias de performance e de todo lado quase toda semana, muito excitante.

Fedora 8

O Projeto Fedora é totalmente FREE, OpenSource e Livre para mudar, configurar, regravar e redistribuir como quiser. Você não apenas é permitido como também incentivado a criar sua versão/variação/customização do CD do Fedora, Live (funciona diretamente pelo CD sem precisar instalar no HD) ou DVDs de instalação. Já estão disponíveis para download as seguintes regravações (Re-Spins) do Fedora8 Live:


  • Fedora Live (i686, x86_64, ppc). Esta imagem inclui o ambiente desktop GNOME, integra todos os idiomas suportados pelo Fedora e inclui um conjunto básico de aplicativos de produtividade. Para a versão i686 cabe em um CD. A versão x86_64 possui o mesmo conjunto de recursos e inclui pacotes multibiblioteca.
  • Fedora KDE Live (i686, x86_64). Esta imagem inclui o ambiente desktop KDE, que possui suporte total apenas ao idioma inglês. Apenas a versão i686 cabe em um CD. A versão x86_64 possui o mesmo conjunto de recursos e inclui pacotes multibiblioteca.
  • Fedora Live Games DVD (i686). Adivinha.
  • Fedora Developer Live (i686). Esta imagem Live é destinada a desenvolvedores de software e apresenta o ambiente desktop GNOME. O conjunto de ferramentas inclui o ambiente de desenvolvimento integrado Eclipse, documentação de API e uma variedade de utilitários de depuração e profiling.
  • Fedora Electronic Lab (FEL) Live (i686). Esta imagem Live é destinada a engenheiros que trabalham com circuitos eletrônicos e inclui um conjunto de ferramentas para design e simulação de circuitos eletrônicos. A imagem cabe em um CD.

Já estão fabricando outros sabores, como: XFCE Live e Fedora Art Studio.

Custom Spins

Primeiras impressões e Dicas:

Primeiras impressões F8-x86_64-Live (GNOME):

  • Visual melhorado. Já no login inicial escolhi Português Brasil e apareceu tudo certinho.
  • Rápido!
  • Wireless: tudo melhorado e mais fácil de configurar. Não vem com o firmware da Broadcom BCM43xx mas no /var/log/messages ele informa exatamente onde baixa-lo e indica como usar o b43-fwcutter para extrai-los. Mandei recarregar o módulo b43, agora com firmware instalado, e tudo funcionou muito rápido. Nunca vi um notebook Linux ou Windows conectar-se tão rapidamente em minha rede wireless!
  • Notebook: No meio de alguns updates e instalações fechei a tampa de meu notebook. Ele entrou em modo Stand-by (suspender) e quando o abri novamente voltou tudo exatamente como estava, inclusive a conexão com a rede wireless e as instalações prosseguiram! Perfeito!
  • ATI: mesmo sem o driver proprietario da ATI o glxgears rodou muito rapido, no driver radeon que não oferece aceleracção 3D para minha ATI Xpress 1150. glxgears rodando de 450 a 500.000 fps! OOPS: Percebi que os FPSs sao os mesmos que nas versoes anteriores do driver, Ubuntu710 e Fedora7. Mas a qualidade e velocidade das gears girando sao muito melhores, e conseguem ser mais rapidas sem perder frames.
    Não, o compiz não funcionou de primeira.

    • (WW) RADEON(0): Direct rendering disabled
      (II) RADEON(0): Render acceleration unsupported on Radeon 9500/9700 and newer.
      (II) RADEON(0): Render acceleration disabled
  • Ao conectar ao meu servidor samba consegui abrir e editar arquivos texto e imagens diretamente do samba. O gnome-key-ring permite direitinho os aplicativos se comunicarem diretamente com o samba. Essa função provavelmente já existia, mas nunca tinha visto funcionar. Agora foi de primeira.
  • A instalacao do driver novo da ATI (8.42.3) não funcionou, mesmo baixando e instalando toda a parte de desenvolvimento do Fedora. Felizmente o Livna já tem disponivel o novo driver para Fedora8, que instalou normalmente. A aceleração funcionou, mas não consegui fazer o Compiz funcionar. Ele acusa falta de GLX_EXT_texture_from_pixmap…. mesmo usando–indirect-rendering.
  • O SecondLife não funcionou, acusando erro ao carregar o libELFIO.so. Coisas de 64bits. Rodou e quase com o dobro de velocidade/fps!
  • Rápido: até o fgl_glxgears apresentou 10% mais FPS que no Ubuntu com os mesmos drivers. Pode ser devido ao novo Xorg 1.4 que está usando.
  • Mistério: Onde estão as funções novas? Codec Buddy? Java para 64bits? E tudo mais mencionado no lançamento? Os menus são os mesmos, não econtrei as novidades nem no Adicionar/Remover Programas. Para instalar o firmware do wireless tive que visualizar os logs do /var/log/messages. Neste sentido parece que o Fedora continua o mesmo, enquanto o Ubuntu facilita tudo para você, mostra o que deve ser feito, oferece o Gerenciador de Drivers Restritos, etc.
  • Adicionar e Remover Programas: Continua cada vez mais lento. Demora para abrir!!! Ubuntu/Debian continua muito melhor.
    • adicionando-programas
  • RPM Fusion: Notei que o Livna esta se organizando e juntando com outros repositórios, formando o RPM Fusion. Na hora de visualizar os programas tudo parece mais organizado e mais intuitivo.
  • Codec Buddy: Ao tentar tocar um vídeo RMVB, ele abriu o media-player e este disse que não possuía o codec. Ofereceu para procurar mas não ajudou em nada e abriu uma página de codecs pagos! Que decepção! Até agora ele não ajudou em nada. Tive que instalar todos os pacotes do Livna como sempre, sem saber exatamente qual formato cada pacote vai ajudar. Até aí tudo bem, o problema nas versões anteriores era entre os repositórios Livna e Fedora que começavam a gerar conflitos entre seus pacotes. Vamos ver se evoluiu esta parte…
  • GRUB: Não reconheceu minha instalação de Ubuntu nem criou entrada para ela no menu de boot. Quando instalo o Ubuntu ele reconhece e adiciona na lista todos os sistemas operacionais instalados em meu HD.

Estou baixando a versão i686 para verificar se as impressões são as mesmas, depois testarei o DVD de instalação completo.

Os sintomas e impressões são os mesmos para as versões Live e DVD Install 32 e 64 bits.

Links:

Novidades da versão.

Alroger Filho

One Response to “Fedora 8 lançado! [atualizado 13/11/2007]”

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress