10
jan

Spooler de Impressao do Windows, a saga III

prtAgora o problema que tive foi num Servidor Windows 2003, em produção numa academia cliente nosso. O servidor apresentava vários erros ao ser iniciado, todos relacionados ao spooler com Event ID 7031 e 7034, inclusive erros cabulosos de memória que bloqueavam o início do serviço de terminais (Terminal Service / RDP), ou seja caos geral no cliente que nem conseguia usar seu sistema.

memory_error

Neste caso eu não podia simplesmente apagar a pasta do spooler, conforme mencionado nos últimos 2 artigos da saga, pois teria que reconfigurar várias impressoras em várias estações de trabalho, tudo do zero, sendo que nem fui eu que fiz as configurações originais. Então fui pesquisando mais a fundo e fuçando nos registros do Windows, depois de fazer um backup da máquina virtual, claro.

regeditEncontrei a dica no blog do Renato, para remover impressora por impressora nos registros do Windows para identificar qual é a causadora do problema, em HKEY_LOCAL_MACHINE \SYSTEM\ CurrentControlSet\Control\Print\Printers. Depois de remover cada impressora eu tentava iniciar o serviço do Spooler novamente, mas ao entrar na lista de Impressoras e aparelhos de fax o serviço era derrubado novamente. Mas bem perto desta dica resolvi fazer o mesmo na chave Monitors, e encontrei o culpado, o driver de porta TCP/IP da HP (hptcpmon.dll). Bastou remover a chave para que spooler voltasse a funcionar com sua lista completa de impressoras.

HPTCPIPPort

Algumas impressoras realmente usavam este driver TCP/IP da HP, então ao entrar nas configurações e em Porta não havia nenhuma porta conectada. Bastou adicionar a Standard TCP/IP Port (driver padrão do Windows)  com o respectivo IP da impressora para que estas voltassem a funcionar sem usar o driver da HP. Vualá!

Dica: Evite ao máximo instalar drivers de terceiros! É a coisa que mais gera problemas e instabilidades no Windows. Use drivers simples, apenas o driver, evitando grandes instaladores e softwares utilitários com seus updates, principalmente em servidores. De preferência para drivers Universais.

Links e Refs:

  • Blog do Renato

Alroger Filho

3 Responses to “Spooler de Impressao do Windows, a saga III”

  1. 1
    Leonardo Amaral Says:

    Por isso que impressoras profissionais de rede quando você baixa os drivers, ela vem SOMENTE o driver de impressão e não com driver de porta. Driver de porta é problemático no Windows e ademais – fora de padrão quando se trata de rede (Maldito JetDirect).

    Entretanto eu não gosto do Windows para servidor: Eu manteria o Windows somente como AD e concentraria o resto no Linux.

  2. 2
    Tanisha Says:

    It’s hard to find your articles in google. I found
    it on 21 spot, you should build quality backlinks , it will help you to get more visitors.
    I know how to help you, just search in google – k2 seo
    tips and tricks

  3. 3
    Carma Says:

    I read a lot of interesting articles here. Probably you spend a lot of time writing, i know how to save you a lot of work, there is an online tool that creates
    unique, SEO friendly posts in minutes, just type in google – laranitas free content source

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress