20
abr

Vírus Kido / Conficker / Downadup

virusO vírus Kido foi uma praga num de meus clientes. Também conhecido como Conflicker ou Downadup, ele infecta todo Windows na rede que não esteja atualizado com os últimos updates de segurança da Microsoft.

Existem 3 variações principais. Resumindo a Downloader e Dropper foram disseminadas no começo do ano, e no dia 1 de Abril permitiram a instalação da versão Net-Worm, que é uma praga como não vista desde o lançamento do Service Pack 1 do Windows XP, muitos anos atras.

Como um Net-Worm ele bombardeia a rede inteira constantemente tentando contaminar outros PCs com Windows. Se os PCs não tiverem um antivírus muito bom, como o KAV da Kaspersky, devidamente ativo e atualizado, e não tiverem com determinadas atualizações de segurança da Microsoft instaladas, provavelmente já foram contaminados também.

Todos os Windows contaminados ficam bombardeando a rede, causando lentidões, queda de serviços de servidores e estações Windows, como o próprio compartilhamento de arquivos, entre outros sintomas imprevisíveis.

Os links abaixo contém instruções, utilitários e updates necessários para a remoção do maldito.

OBS: O usuário Administrador do Windows deve ter sua senha definida! Se não tiver senha, é mais uma oportunidade deste e outros vírus entrarem facilmente!

Eu recomendo formatar para começar um Windows limpo e confiável. Lembre-se de fazer isso fora da rede para ele não ser contaminado antes mesmo de você instalar o antivirus e atualizações da Microsoft.

Primeiramente instale a atualização da Microsoft abaixo, em seguida instale o KAV (Kaspersky Antivirus Personal Edition, existe uma versão Trial para uso grátis durantes 30 dias). Assim que colocar o PC na rede ou na internet faça todas as atualizações do KAV, reinicie o Windows, e peça uma Varredura Completa.

[update 06/05/2009]

Este vírus também está dando trabalho para os provedores de email! Desde o dia 24 de Abril a LocaWeb está lutando contra a grande quantidade de SPAMs na internet causando lentidão no envio de emails.

Veja no blog da LocaWeb.

Links e Refs:

Alroger Filho

Comments are closed.

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress