28
ago

Firefox e plugins essenciais 2

firefoxMuita coisa mudou em 7 meses, quando publiquei meus plugins essenciais de Firefox. Agora com o Ubuntu 9.04 64bits e novo Firefox 3.5 estou usando:

  1. Xmarks (antigo FoxMarks) – sincroniza minhas bookmarks (favoritos) com minha conta no servidor deles, tem opção de gravar senhas de forma segura mas eu não uso esta parte. Basta chegar no Firefox de um micro qualquer, quando não estou usando o meu próprio, entrar com meu usuário e senha que ele baixa e sincroniza meus favoritos todos para usar onde estiver. Muito útil agora que meu notebook faleceu e uso o primeiro micro que estiver disponível na minha frente.
  2. FoxyProxy – Ferramenta para facilitar a troca de Proxy. Você cadastra seus proxies e depois fica super fácil de trocar entre eles. Eu tenho 2 no escritório que estou sempre alternando e alguns externos para testes. Muito útil para quem está sempre ativando e trocando de proxy. Muito prático quando quero fazer download usando os meus 2 links de internet. Inicio o download usando o primeiro proxy, troco de proxy e inicio o download usando o segundo proxy. O download começa usando um proxy e continua usando o mesmo até o fim, a não ser que seja interrompido.
    Nas configurações do plugin, sugiro desativar a opção “Reload Current Page“.
  3. Better Gmail 2 Melhorias para o GMail. Cheio de configurações. Veja exemplo do FaviconizeTab.
  4. Better GReader – Melhorias para o Google Reader. Preview de sites, temas e layouts diferentes, etc.
  5. Chromifox Companion – botões de barra e menus ao lado do campo de endereço, como no Google Chrome.
  6. Chromifox Extreme Carbon – tema de aparência “carbon” com cara de Google Chrome.
  7. GooglePreview – Mostra preview de sites nas buscas do Google e Yahoo search.
  8. Tabs Open Relative – Ao abrir novas abas, ao invés de abrir no final delas todas, este plugin faz com que sejam abertas sempre ao lado da aba em que você está, mantendo abas de mesmo assunto próximas umas das outras!
  9. Toggle Menubar – Esconde a barra de menu, para aproveitar melhor o espaço de tela.
  10. TwitterFox – um bom cliente Twitter embutido no Firefox, com popup de avisos e tudo mais.
  11. Ubiquity – Resumindo: permite marcar alguma coisa na tela, e com a tecla definida, tipo Alt-Espaço posso executar funções de procura, tradução, marcação e outras. Por exemplo: encontro o nome de um filme, marco ele, aperto ALT-barra_de_espaço e digito imdb, o Ubiquity encontra o filme no IMDB (Internet Movie DataBase) e mostra no popup dele e se eu der ENTER abre a página do filme numa nova aba. Você também pode criar seus scripts.
  12. Vacuum Places Improved – Defragmenta o arquivo places.sqlite para melhorar a performance do Firefox. Ao longo do tempo este arquivo vai crescendo e ficando cada vez mais fragmentado, causando lentidão.
  13. Video DownloadHelper – Assistente para baixar filmes embutidos em sites, como os do YouTube, por exemplo. Ao entrar numa página que tem conteúdo multimídia seu ícone acende e você pode baixar todo tipo de conteúdo para poder reproduzir fora do site.
  14. FaviconizeTab – Reduz uma uma aba para o seu favicon. Observe em conjunto com o Better Gmail na foto abaixo. As abas reduzidas das minhas 2 contas GMail com o número de emails não lidos nela. Muito prático, pois tenho várias abas “fixas”, que sempre uso.
  15. FlagFox – mostra uma bandeirinha do país em que o site que você está navegando está hospedado. Sempre bom saber onde você está navegando.

São todos fáceis e rápidos de se instalar. Basta, em qualquer Firefox (3.0 pra cima), entrar no menu Ferramentas/Complementos, na aba adicionar você digita o nome do plugin desejado que ele encontra para você. Depois é só mandar instalar e no final reiniciar o Firefox para ativa-los. Ou você pode clicar em cada plugin para ir ao seu site e instalar por lá.

O visual do meu Firefox e seus plugins.

O visual do meu Firefox e seus plugins.

Alroger “plugado” Filho

Comments are closed.

© 2017 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress