30
out

Ubuntu 9.10 Karmic Koala [atualizado 09/11/09]

ubuntu910O novo Ubuntu foi lançado no dia 29/10/2009. Como em toda nova versão tudo parece melhor e mais rápido. Estou usando a versão 64bits e tudo instalou direitinho, drivers nVidia, plugins Flash e Java para o Firefox, codecs, etc.

Impressão minha ou o tema do Ubuntu está cada vez mais parecido com o MacOS? Muito bunitinhuuu…

Novidades:

  • Ubuntu One: Cloud! 2GB para gravar arquivos e notas do TomBoy Notes na núvem da Canonical. Ainda está no começo, estou testando aos poucos. Pelo menos minhas notes já tem backup e posso acessa-las pelo site do UbuntuOne.
  • Melhor suporte a adaptadores de vídeo Intel, efeitos especiais e resolução de netbooks.
  • Ubuntu Software Center ao invés do Add/Remove Programs. Bem organizado! Enquanto instala um programa você pode procurar e mandar instalar outros que ele vai adicionando a uma fila.
  • GSmartControl: interface gráfica para o SMART, que monitora o saúde de seus HDs. Agora incluído na lista de programas a serem instalados.

PulseAudio – 1… 2… 3… SOM!

  • Acho que finalmente o sistema/servidor de som PulseAudio estabilizou!
  • Além de estar funcionando muito bem, foi completamente integrado ao controle de volume do GNOME, veja snapshots abaixo.
  • O mais legal é poder regular o volume de cada aplicativo rodando individualmente (vídeo, música, Flash/Firefox, telefonia, etc).

Cedilha

O cedilha mais uma vez veio com problema para teclado USA International. A mesma dica desde a versão 7.04 do Ubuntu está no link abaixo. Esta dica afeta todo o ambiente GNOME e GTK do Ubuntu, o que deixa sobrando aplicativos QT com o mesmo problema. Meu principal exemplo é o aMSN que sempre uso. Para corrigir o cedilha nele:

  1. sudo gedit /usr/share/X11/locale/en_US.UTF-8/Compose
  2. Procure e substitua 3 cedilhas maiúsculos errados (?) pelo correto (Ç).
  3. Procure e substitua 3 cedilhas minúsculos errados (?) pelo correto (ç).
  4. Grave, reinicie o aplicativo (aMSN no meu caso) que deve funcionar.

[atualizado 09/11/2009]
Problemas

Se você está contente com seu Ubuntu 9.04, talvez ainda não seja uma boa hora para instalar a nova versão. Me deparei com vários probleminhas muito inconvenientes..

  • Compiz (efeitos gráficos especiais) instável. Frequentemente causa problemas, especialmente quando assistindo filmes.
  • Ubuntu One: ainda não funciona, melhor nem ativar.
  • FFMPEG: Está incompleto nesta versão do Ubuntu, mesmo ativando bibliotecas extra e restricted. Isso gera problema nos diversos programas de conversão de vídeo e áudio, como WinFF, AviDemux, K9copy e DVD:Rip. Não consigo criar versões “Mobile” de meus DVDs de aula para assistir no celular.
    A única maneira de solucionar isso atualmente é compilando manualmente o FFMPEG. Veja link abaixo para instruções. Também recomendo baixar e instalar a mais nova versão do WinFF, ótimo programa de conversão de vídeo/áudio, fácil de usar com suporte a várias configurações de celulares, iPods, formatos, etc. Link abaixo também.
  • Iriverter nem instala por causa de problemas com dependências de pacotes. Outros pacotes também tem problema para instalar.
  • Screensaver: inútil… não entra o salva tela quando precisa e entra nas piores horas, tipo assistindo filmes! Tive que desativa-lo por completo.
  • TSClient: O applet do TSClient para a barra do GNOME não funciona.
  • Qwit: Ótimo cliente do Twitter que entrou agora nos repositórios oficiais mas não funciona. Tem que baixar e descompactar manualmente do site do projeto para funcionar.
  • USB Startup Disk Creator: Novos problemas. Agora você tem que formatar manualmente em FAT32 um pendrive para ele conseguir instalar uma imagem de CD nele para boot. O botão “Format” dele simplesmente não responde. Use o GParted para formatar manualmente.

Melhor aguardar um pouco a solução destes problemas ainda de pular para a nova versão do Ubuntu!

OBS: Estou testando a versão 64 bits do Ubuntu 9.10, num AMD Phenom II x3 (AM3)
com placa de vídeo nVidia GeForce 8600GT, usando os drivers instalados pelo próprio Ubuntu.

Links e Refs:

Alroger Filho

One Response to “Ubuntu 9.10 Karmic Koala [atualizado 09/11/09]”

  1. 1
    Anderson Silva Says:

    Eu particularmente tive alguns contratempos. O mais chato mesmo, fica a cargo do pulse. O som as vezes some, no gerenciador de som, nao mostra minha placa de som. Já tentei de tudo e nada. Skype picotando, som no vlc picotando…
    Tentei instalar o oss4, mas nao consegui ativar o microfone nem aumentar o volume (que apesar de no maximo, ainda continuava baixo).
    Enfim…

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress