30
out

Ubuntu 9.10 Karmic Koala [atualizado 09/11/09]

ubuntu910O novo Ubuntu foi lançado no dia 29/10/2009. Como em toda nova versão tudo parece melhor e mais rápido. Estou usando a versão 64bits e tudo instalou direitinho, drivers nVidia, plugins Flash e Java para o Firefox, codecs, etc.

Impressão minha ou o tema do Ubuntu está cada vez mais parecido com o MacOS? Muito bunitinhuuu…

Novidades:

  • Ubuntu One: Cloud! 2GB para gravar arquivos e notas do TomBoy Notes na núvem da Canonical. Ainda está no começo, estou testando aos poucos. Pelo menos minhas notes já tem backup e posso acessa-las pelo site do UbuntuOne.
  • Melhor suporte a adaptadores de vídeo Intel, efeitos especiais e resolução de netbooks.
  • Ubuntu Software Center ao invés do Add/Remove Programs. Bem organizado! Enquanto instala um programa você pode procurar e mandar instalar outros que ele vai adicionando a uma fila.
  • GSmartControl: interface gráfica para o SMART, que monitora o saúde de seus HDs. Agora incluído na lista de programas a serem instalados.

PulseAudio – 1… 2… 3… SOM!

  • Acho que finalmente o sistema/servidor de som PulseAudio estabilizou!
  • Além de estar funcionando muito bem, foi completamente integrado ao controle de volume do GNOME, veja snapshots abaixo.
  • O mais legal é poder regular o volume de cada aplicativo rodando individualmente (vídeo, música, Flash/Firefox, telefonia, etc).

Cedilha

O cedilha mais uma vez veio com problema para teclado USA International. A mesma dica desde a versão 7.04 do Ubuntu está no link abaixo. Esta dica afeta todo o ambiente GNOME e GTK do Ubuntu, o que deixa sobrando aplicativos QT com o mesmo problema. Meu principal exemplo é o aMSN que sempre uso. Para corrigir o cedilha nele:

  1. sudo gedit /usr/share/X11/locale/en_US.UTF-8/Compose
  2. Procure e substitua 3 cedilhas maiúsculos errados (?) pelo correto (Ç).
  3. Procure e substitua 3 cedilhas minúsculos errados (?) pelo correto (ç).
  4. Grave, reinicie o aplicativo (aMSN no meu caso) que deve funcionar.

[atualizado 09/11/2009]
Problemas

Se você está contente com seu Ubuntu 9.04, talvez ainda não seja uma boa hora para instalar a nova versão. Me deparei com vários probleminhas muito inconvenientes..

  • Compiz (efeitos gráficos especiais) instável. Frequentemente causa problemas, especialmente quando assistindo filmes.
  • Ubuntu One: ainda não funciona, melhor nem ativar.
  • FFMPEG: Está incompleto nesta versão do Ubuntu, mesmo ativando bibliotecas extra e restricted. Isso gera problema nos diversos programas de conversão de vídeo e áudio, como WinFF, AviDemux, K9copy e DVD:Rip. Não consigo criar versões “Mobile” de meus DVDs de aula para assistir no celular.
    A única maneira de solucionar isso atualmente é compilando manualmente o FFMPEG. Veja link abaixo para instruções. Também recomendo baixar e instalar a mais nova versão do WinFF, ótimo programa de conversão de vídeo/áudio, fácil de usar com suporte a várias configurações de celulares, iPods, formatos, etc. Link abaixo também.
  • Iriverter nem instala por causa de problemas com dependências de pacotes. Outros pacotes também tem problema para instalar.
  • Screensaver: inútil… não entra o salva tela quando precisa e entra nas piores horas, tipo assistindo filmes! Tive que desativa-lo por completo.
  • TSClient: O applet do TSClient para a barra do GNOME não funciona.
  • Qwit: Ótimo cliente do Twitter que entrou agora nos repositórios oficiais mas não funciona. Tem que baixar e descompactar manualmente do site do projeto para funcionar.
  • USB Startup Disk Creator: Novos problemas. Agora você tem que formatar manualmente em FAT32 um pendrive para ele conseguir instalar uma imagem de CD nele para boot. O botão “Format” dele simplesmente não responde. Use o GParted para formatar manualmente.

Melhor aguardar um pouco a solução destes problemas ainda de pular para a nova versão do Ubuntu!

OBS: Estou testando a versão 64 bits do Ubuntu 9.10, num AMD Phenom II x3 (AM3)
com placa de vídeo nVidia GeForce 8600GT, usando os drivers instalados pelo próprio Ubuntu.

Links e Refs:

Alroger Filho

Artigos relacionados:

  1. Twitter no Linux [atualizado 24/11/2009] Procurando um programa para seu twitter? Dei uma procurada, e...
  2. DVD em formato 3GP (Mobile) para Nokia E62 Quebrei muito a cabeça com isso no Linux, por isso...
  3. OSS4 x PulseAudio, a saga Infelizmente… Travamentos diversos, lentidões (lag) em jogos, ou vídeos… vários...
  4. Servidor Dell PowerEdge R410 no Ubuntu Linux Acabei de instalar um servidor Dell PowerEdge R410 para um...

One Response to “Ubuntu 9.10 Karmic Koala [atualizado 09/11/09]”

  1. 1
    Anderson Silva Says:

    Eu particularmente tive alguns contratempos. O mais chato mesmo, fica a cargo do pulse. O som as vezes some, no gerenciador de som, nao mostra minha placa de som. Já tentei de tudo e nada. Skype picotando, som no vlc picotando…
    Tentei instalar o oss4, mas nao consegui ativar o microfone nem aumentar o volume (que apesar de no maximo, ainda continuava baixo).
    Enfim…

Leave a Reply

© 2010 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress