dez
Ubuntu, teclados, cedilha, ALT, etc
Até o hoje o Ubuntu e a maoria dos sabores Linux por aí continuam vindo com alguns problemas de configuração de teclado.
- O Cedilha no telcado americano (US International) não funciona, ele cria um “?” (letra c com acento agudo em cima) ao invés do “ç” como devia. Parece que dão prioridade pros Croatas, Sérbios e Poloneses que usam o c com acento agudo ao invés de dar prioridade para as línguas muito mais usadas como o Português, Espanhol, Francês e Italiano, por exemplo. Vergonhoso, até no Windows isso funciona normalmente.
- O ALT direito vem configurado com outra função, e por isso não funciona como uma tecla ALT!
E aqui compartilho mais uma vez como solucionar esses detalhes irritantes:
1. Até o Ubuntu 10.04 o cedilha deve ser corrigido no arquivo /usr/lib/gtk-2.0/2.10.0/immodule-files.d/libgtk2.0-0.immodules, acrescentando “:en” (English) no final da linha especificando as línguas a usarem o cedilha correto.
gksu gedit /usr/lib/gtk-2.0/2.10.0/immodule-files.d/libgtk2.0-0.immodules
Observe o :en adicionado no final da linha:
“cedilla” “Cedilla” “gtk20” “/usr/share/locale” “az:ca:co:fr:gv:oc:pt:sq:tr:wa:en“
Já no Ubuntu 10.10, o arquivo a fazer a mesma alteração é o /usr/lib/gtk-2.0/2.10.0/gtk.immodules:
gksu gedit /usr/lib/gtk-2.0/2.10.0/gtk.immodules
A linha em questão deve ficar assim:
“cedilla” “Cedilla” “gtk20” “/usr/share/locale” “az:ca:co:fr:gv:oc:pt:sq:tr:wa:en“
A partir do Ubuntu 10.04 a configuração do cedilha no ambiente Qt já vem correta, dispensando o procedimento do artigo anterior. O aMSN é um exemplo de aplicativo que usa o Qt.
2. Para consertar o ALT direito, entre no Sistema / Preferências / Teclado (System / Preferences / Keyboard), em Opções de Disposições (Layout) e em Comportamento das teclas Alt/Win (Alt/Win key behavior) ative Alt e Meta estão nas teclas Alt (Alt and Meta are on Alt keys). Depois desative Alt direito (Right Alt) em Tecla para escolher o terceiro nível (Key to choose 3rd level). Agora o ALT direito deve funcionar exatamente como o ALT esquerdo, voltando a funcionar atalhos de menu e o famoso ALT-F2 para executar comandos.
Aproveite também para reativar o CTRL-ALT-BACKSPACE, que mata o ambiente gráfico caso tenha algum problema testando jogos e resoluções diferentes. Esta opção também está nas opções de teclado como Sequência de teclas para matar o servidor X (Key sequence to kill the X server). Basta ativa-la.
Links e Refs:
- ubuntu-br onde atualizei o artigo original.
- Bug do ALT direito no Lauchpad do Ubuntu.
- C com acento agudo na Wikipedia.
Alroger Filho