19
out

Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

O novo Ubuntu 11.10 foi lançado há alguns dias e me parece muito bom.

Estava usando o 11.04 e o update-manager me ofereceu fazer o upgrade. Como uso partições em RAID, e isso dificulta a formatação inicial, a não ser usando a versão server do Ubuntu, tomei coragem e deixei o update-manager fazer sua mágica. E muito me impressionou quando ele bootou corretamente de primeira, com visual e acabamento melhorado. Mesmo depois meses instalando e desinstalando aplicativos e fuçando em configurações o upgrade foi jóia. Ele manteve funcionando serviços como samba e postfix sem precisar reconfigurar nada. Notei melhoras desde o processo de boot, janelas de aplicativos e o ambiente gráfico, incluindo o Compiz.

Observe em meu artigo anterior que estou usando agora o XFCE, o xubuntu-desktop, mas usando a distribuição padrão do Ubuntu, não o Xubuntu. Mesmo assim o upgrade me manteve no xubuntu-desktop, com boot gráfico melhorado do XFCE, tudo maravilha.

Depois de um grande update ontem, começaram os problemas. Mas graças ao Google e ao blog The Node, resolvi rapidamente. Seguem minhas dicas iniciais:

  • Já li tudo a respeito do novo GNOME e sua interface, por isso nem tentei, vou ficar com o XFCE mesmo. Muitos estão reclamando do novo GNOME, então se não gostar, sugiro o XFCE. O KDE, que muitos usam também é bom, mas acho muito pesado e lento, mas vem cheio de opções de widgets e efeitos, lembra o Windows.
  • Ao fazer o upgrade o Ubuntu instalou a porcaria do PulseAudio novamente. Tive que dar um apt-get purge pulseaudio novamente.
  • O novo Ubuntu vai começar a usar o diretório /run ao invés do tradicional /var/run. Mas tem muita transição neste caminho ainda, por isso começaram os problemas depois do upgrade de ontem. Sintomas como:
    Unable to connect to the system bus: Failed to connect to socket /var/run/dbus/system_bus_socket: Connection refused (oneiric)
    Waiting for Network Configuration” ou “Waiting for 60 seconds more for network configuration” parado na inicialização e se passar disso pode ficar sem conexão de rede. (aconteceu mesmo usando IP fixo!)
    Janelas não abrindo.
    Áudio não funciona.

Para solucionar o problema do /var/run, linha de comando, faça login como root e:

mv /var/run/* /run
rmdir /var/run
ln -s /run /var/run
ln -s /run/lock /var/lock
apt-get update
apt-get upgrade
apt-get clean all

Depois reinicie.

OBS: se não conseguir nem entrar no ambiente gráfico, tente CTRL-ALT-F1 para cair no console de terminal texto e faça o devido login.

Nossa, estou rodando o SecondLife com Compiz ativado a toda e tudo está muito mais rápido e  estável. Valeu a atualização!

Cheers!

Links e Refs:

Alroger Filho

Leave a Reply

© 2014 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress