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nov

Counter-Strike Source no Linux com WINE. [atualizado 12/12]

wineWINE (Wine Is Not an Emulator)CSS Ico

OBS: Dica baseada em Debian/Ubuntu. Veja este artigo para Fedora8: Desvendando o Fedora8.

Não o WINE não é um emulador. Ele é um conjunto de bibliotecas que permitem você rodar programas Windows no Linux. FREE, é claro. O WINE tem evoluido muito ultimamente e eu finalmente consegui rodar o Counter-Strike Source em meu notebook. A versão que funcionou é a 0.9.49 e a 0.9.50. Para verificar a versão do seu WINE digite o comando wine –version.

Instalação do WINE

  1. Primeiramente copiar fonte tahoma de um winxp para .wine/drive_c/windows/fonts. Também pode tentar copiar alguma outra fonte TTF para: tahoma.ttf
  2. sudo apt-get esound (caso ainda nao tenha feito… explicar do pulse+esd)
  3. Instale o WINE última versão usando o procedimento correspondente a distribuição do seu Linux no site WineHQ.
    1. Aqui vai para os usuários do Ubuntu 7.10 Gutsy:
      sudo wget http://wine.budgetdedicated.com/apt/sources.list.d/gutsy.list -O /etc/apt/sources.list.d/winehq.list
      sudo apt-get update
      sudo apt-get install wine

Pronto, muito simples. Confirme que o WINE está ai e a versão dele usando o comando wine –version. Vou presumir que você já está cansado de fazer isso, sem entrar em detalhes de instalação do Steam. Basta executar o Steam.exe com o WINE que tudo deve funcionar.

OBS: Se ele pedir para instalar o Gecko, confirme e deixe-o instalar! No caso do Fedora8, veja o artigo mencionado no topo deste.

No meu caso precisei aprender alguns macetes:

Logo Steam

  1. Copie a pasta Steam da instalação de seu Windows para seu Linux. Não recomendo tentar roda-lo diretamente de uma partição NTFS. FAT32 funciona, mas também já tive dores de cabeça com isso. O ideal é colocar na partição Linux mesmo.
  2. Qualquer problema de gráficos ao rodar o CSS, experimente apagar o config.cfg pois ele pode estar causando problemas! rm Steam/steamapps/SEU_USUÁRIO/counter-strike\ source/cstrike/cfg/config.cfg
  3. Principalmente para testes, a maneira mais facil é passar as configurações de vídeo pela linha de comando. wine Steam.exe -applaunch 240 -fullscreen -width 720 -height 480 -dxlevel 90
    1. -fullscreen significa tela cheia, você pode usar -window também.
    2. -dxlevel é o nível de DirectX/qualidade que jogo vai usar. Experimente 70, 80, 81 e 90.
  4. Quando decidir qual a melhor linha de comando rodar seu CSS, você pode configura-la no ambiente gráfico para poder rodar o Steam normalmente e executar o CSS de dentro do Steam mesmo. Entre nas propriedades do seu Game como nas figuras abaixo e defina as “Launch Options”. Lembre que você não precisa especificar o -applaunch 240 aqui pois já se trata do jogo em questão.
    1. Set Launch Options
    2. Launch Options
  5. Um erro que ví muito na tela que acho se referir a falta de memória ou potência em geral da placa de vídeo para rodar na resolução desejada. Por isso limitei minha resolução para 720×480 (menor resolução wide-screen 16:10 que aceitou). Resoluções mais altas, em meu notebook, mostram o seguinte erro ao dar início ao jogo: “failed to lock vertex buffer in CMeshDX8::LockVertexBuffer“.
    1. erro-de-memoria-video
  6. Para você habilitar o console de texto durante o jogo, para experimentar comandos e configurações no ato, basta entrar em configurações avançadas de teclado como mostra a figura abaixo. Durante o jogo pasta apertar a tecla ~ (til).
    1. CSS-Console
  7. Se você quer ir mais a fundo nas configurações, segue um autoexec.cfg que pode ser colocado na pasta Steam/steamapps/SEU_USUÁRIO/counter-strike\ source/cstrike/cfg/ para customizar várias opções internas do CSS, inclusive mostrar um pequeno medidor de performance na parte inferior da tela como mostro abaixo.
    1. FPS-Meter
// autoexec.cfg
// _Set netcode settings_
// _adjusts hitboxes and netcode settings for optimal registration_
cl_cmdbackup 2
cl_cmdrate 101
cl_interp 0.01
cl_interpolate 1
cl_lagcomp_errorcheck 1
cl_lagcompensation 1
cl_updaterate 101
cl_smooth 1
rate 25000
// _Set graphics settings_
// _adjusts graphics settings to boost framerate_
cl_forcepreload 1 // _forces preload to help increase performance_
cl_phys_props_enable 0 // _disables trash and cans etc_
cl_phys_props_max 0 // _disables trash and cans etc_
cl_ragdoll_physics_enable 0 // _disables dead animations and bodies_
cl_show_splashes 0 // _disables splashes when in water_
fps_max 101 // _caps FPS_
mat_forceaniso 0 // _disables anisotropic filtering_
mat_antialias 0 // _disables antialiasing_
mat_bloomscale 0
mat_bumpmap 0 // _disables bumpmapping_
mat_clipz 1 // _disabled non visible object rendering_
mat_fastnobump 1 // _faster bump mapping_
mat_fastspecular 1 // _fast specular lighting_
mat_mipmaptextures 1 // _texture quality decreases with distance_
mat_hdr_enabled 0 // _disables high dynamic range lighting_
mat_picmip 1 // _lower texture quality--set between 0 and 4_
mat_reducefillrate 1 // _reduces shader fill rate_
mat_specular 0 // _disables specular lighting_
mat_trilinear 0 // _disables trilinear filtering_
mat_wateroverlaysize 16 // _lowers water quality_
mat_vsync 0 // _disables vertical synchronization_
mp_decals 50 // _how many bullets etc will be shown_
muzzleflash_light 0 // _disables muzzleflash_
r_3dsky 0 // _disables 3D skybox_
r_avglight 0 // _disables average lighting_
r_cheapwaterend 1 // _worse water rendering_
r_cheapwaterstart 1 // _worse water rendering_
r_decal_cullsize 2 // _lower texture quality at distance_
r_decals 0 // _disables player sprays_
r_drawdetailprops 0 // _disables detail props_
r_drawflecks 0 // _disables bullet impacts_
r_drawmodeldecals 0 // _disables decals on models_
r_dynamic 0 // _disables dynamic lighting_
r_eyes 0 // _removes eyes from player models_
r_lightaverage 0 // _disables average lighting_
r_lightinterp 0 // _disables light interpolation_
r_lod 0 // _adjusts model quality--set between -5 and 5_
r_occlusion 0 // _disables occlusion--lowers image quality but gains FPS_
r_propsmaxdist 100 // _lower object fading distance_
r_renderoverlayfragment 0
r_rootlod 2 // _lower overall game detail level_
r_shadows 1 // _set to 0 to disable shadows (not recommended)_
r_teeth 0 // _removes teeth from player models_
r_waterforceexpensive 0 // _disables high-quality water_
rope_averagelight 0 // _disables average lighting on ropes_
rope_smooth 0 // _disables antialiasing on ropes_
rope_subdiv 0
rope_wind_dist 0 // _disables wind effects on ropes_
// _Set instruction sets_
// _note: verify processor support before enabling_
//r_3dnow 1 // _enables 3DNow! instruction set_
//r_mmx 1 // _enables MMX instruction set_
//r_sse 1 // _enables SSE instruction set_
//r_sse2 1 // _enables SSE2 instruction set_
// _Set violence settings_
// _increases blood to help you see hits better_
violence_ablood 1
violence_agibs 1
violence_hblood 1
violence_hgibs 1
// _Set HUD and xhair settings_
// _adjusts HUD and xhair for easy viewing_
cl_crosshaircolor 0 // _green crosshair_
cl_crosshairalpha 999 // _bright crosshair_
cl_crosshairusealpha 1 // _enables adjustable crosshair brightness_
cl_c4progressbar 1 // _enables C4 progress bar_
hud_centerid 1 // _centers player IDs_
net_graph 3 // _enables net_graph 3--CAL required!_
net_graphpos 2 // _adjusts netgraph position-set between 1 and 3_
// _Set various settings_
budget_show_history 0 // _disables history graph_
cl_downloadfilter "nosounds" // _disables annoying sound downloads_
jpeg_quality 100 // _high quality screenshots_
mat_monitorgamma 1.4 // _maximum ingame brightness_
sv_forcepreload 1 // _forces preload to help increase performance_

Está rodando muito bem em meu notebook Dell Latitude 131L com ATI Xpress 1150. O teste de vídeo (Video Stress Test) apresenta uma média de 58 a 62fps! Maior que rodando o jogo no próprio Windows.

FPS CSS Dell 131L

CSS Header

Links/Referências:

  • WineHQ – Sede do WINE.
  • WineHQ AppDB – Banco de dados de aplicativos e dicas de como rodar no WINE.
  • Wine-Doors – abra as portas do seu Windows! hehehhe

Alroger Filho

7 Responses to “Counter-Strike Source no Linux com WINE. [atualizado 12/12]”

  1. 1
    matheus tayan Says:

    gyjtry

  2. 2
    Café TI - pra perder o sono. » Blog Archive » Desvendando o Fedora8 Says:

    […] Pronto, meu Counter-Strike voltou a funcionar. Mais dicas veja o artigo Counter-Strike Source no Linux com WINE. […]

  3. 3
    Raposa Says:

    bem, fora a criatividade e a inteligência de pessoas que jogam no linux, eu de forma considero essa idéia como um placebo. Jogar no linux é lamentavel , a perca na perfomance é bem mais significativa relacionando-a a perspectiva no WIndwows Vista. fps baixo e falta de qualidade são mais do que visiveis quando rodamos o Source engine no linux ( me refiro a qualquer jogo de engine source ). Sinceramente prefiro o Windows Vista, ou melhor o Windows XP mesmo.

  4. 4
    Alroger Filho Says:

    O Vista basico que veio com meu notebook nem consegue rodar o CSS. O Vista usa todos os 512MB que vieram com o notebook, alias coloquei 1,5GB e só o Windows Vista consome em torno de 1GB. Rodo o CSS BEM MAIS RAPIDO no Linux que no Windows Vista.
    Agora no WinXP ele roda com sua melhor qualidade.
    Eu gastei R$79 e comprei o CS e depois o CSS, mas jamais vou gastar com Windows. Meu trabalho do dia a dia requer que eu use Linux. Entao nao é apenas uma questao de escolha. É uma necessidade.
    Os jogos que são nativos do Linux rodam muito mais rapidamente que suas versoes Windows. Quem sabe agora com o driver ATI e (ouvi dizer) o drive nVidia abrindo seus codigos ao mundo OpenSource, o pessoal comece a fazer mais jogos nativos de Linux.

  5. 5
    Raposa Says:

    Alroger, agora que você falou sobre drivers lembrei que eu rodava meu Source sem os drivers Nvidia!!!
    ( EU SEI QUE EU SO BURRO ) mais sou apenas um iniciante no linux, daí descobri o envy e atualizei automaticamente.

  6. 6
    Vinicius Says:

    tpow
    o meu da o erro e vc manda diminui a resolusão
    mais eu nem consigo entra no jogo

    e eu jah tive o css antes e entrava normal

  7. 7
    Alroger Filho Says:

    Observe que as dicas de instalação são para o Ubuntu Gutsy (7.10)… não precisa mais nada disso no Ubuntu Hardy (8.04).
    Se você copiar aqui o erro, posso tentar ajudar.
    Sobre a resolução, use a linha:
    wine Steam.exe -applaunch 240 -fullscreen -width 720 -height 480 -dxlevel
    Ela executa direto o CSS em determinada resolucao. Esta que usei é Widescreen, experimente tambem 800×600.

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