09
jan
jan
Samba, lixeira, impressoras e performance
Algumas dicas que merecem ser resumidas para quem está compartilhando impressoras para uma rede Windows, via Samba no Linux.
- Se o driver da HP não permite, então pare por ai. Exemplos:
- Compartilhar FAX e Scanner.
- Para eliminar o “Access Denied” (que não impede a funcionalidade) basta adicionar no smb.conf:
- use client driver = yes
- Quando uma impressora é compartilhada no linux, de forma padrão, ela espera receber comandos em PostScript, por isso no Windows recomendo selecionar o primeiro driver da Apple quando for instalar a impressora compartilhada.
- Se fizer questão de usar o driver Windows original da impressora para imprimir ou se por um acaso perder alguma funcionalidade ou qualidade usando o driver PostScript padrão da impressora Apple, você pode compartilhar a impressora em modo RAW para que possa usar o driver original do Windows.
- Para isso, instale uma nova impressora no Linux, usando o CUPS ou gerenciador predileto, como o do GNOME ou o do KDE. Ao chegar na etapa de selecionar um driver, observe mais abaixo e use a opcão RAW, que NÃO usa driver nenhum. Esta opcão permite uma comunicacão direta do Windows para a impressora, sem interpretacão alguma pelo Linux.
- Num ambiente misto, Linux e Windows, sugiro usar ambas as opcões. Por exemplo compartilhar uma “HPwindows” (usando RAW) para os micros Windows na rede e a impressora normal com o driver correto para as estacões Linux.
Performance e Virtualização
- Já tive vários problemas de performance em máquinas Windows virtualizadas, tanto pelo XEN como VMware. Resolvi:
- Especifique apenas uma porta pro Samba, pois o WindowsXP tenta mais de uma, gerando erros nos logs e lentidão no samba. Use o seguinte parâmetro no smb.conf:
- smb ports = 139
- Se for o servidor Samba principal da rede, use:
- local master = yes
- preferred master = yes
- wins support = yes
- Especifique apenas uma porta pro Samba, pois o WindowsXP tenta mais de uma, gerando erros nos logs e lentidão no samba. Use o seguinte parâmetro no smb.conf:
Lixeira
- Que tal instalar uma lixeira no samba, para não perder pastas que os usuários “acidentalmente” apagam?
- Basta adicionar a seguinte linha na configuracão de sua pasta compartilhada no /etc/samba/smb.conf:
- vfs objects = extd_audit, recycle
- Ele criará automaticamente a pasta .recycle dentre de sua pasta compartilhada. Verifique as permissões deste diretório para que funcione com todos os usuários que tem acesso.
- Basta adicionar a seguinte linha na configuracão de sua pasta compartilhada no /etc/samba/smb.conf:
Dicas para quem já está mexendo com isso. Se precisar de mais detalhes, comente aqui!
Alroger Filho
Demais!
agosto 9th, 2014 at 5:11 pm