10
out

Avanços no Mundo 3D.

A IBM investe cada vez mais no “SecondLife” e na tecnologia 3D virtual em geral. Isso serve de alerta para você que ainda não conhece o SecondLife. Daqui a pouco vai ficar “por fora”, como gerações anteriores que tiveram que “correr atrás” de tecnologias básicas como Web e MSN.

IBM e SecondLife
A Linden Labs está de parabéns em sua visão do futuro e suas possibilidades, abrindo os códigos todos de servidores e clientes do SecondLife (aos poucos). A IBM, que mergulhou de cabeça no SecondLife desde seu início apoia fortemente este movimento OpenSource.
Pra mim isso significa um crescimento e aperfeiçoamento de certas tecnologias que já estavam em disparada, mais rápido ainda. Que tal o exemplo do Linux?
Reunião OpenSource dentro do SL



Este investimento significa integração, criação de novas tecnologias e novos padrões. Umas das idéias iniciais é estabelecer certos protocolos para que o universo do SecondLife possa se comunicar com outros universos virtuais que já existem por ai, e unir a todos nesta grande força-tarefa que é a comunidade OpenSource.Que tal criar um Avatar no SecondLife e poder transitar com ele entre varios universos 3D? Pega-lo e transitar do SecondLife para o World of Warcraft e jogar? Por isso as iniciativas da Linden e IBM tentam estabelecer certos padrões de integração.

Para atiçar ainda mais, o Google se associou ao Multiverse, concorrente do SecondLife, e já está testando ferramentas de importação e exportação de objetos e terrenos 3D entre o Multiverse e o Google Earth!

Google Earth no Multiverse

Não fique ai parado pensando que SecondLife é apenas mais um jogo, enquanto os grandes brincam de planejar o futuro!

Especuladores preveem que até 2016 todos vão estar interagindo através de avatares 3D em mundos virtuais, como o MSN hoje em dia. Essa tendência instiga mais ainda o desenvolvimento de novas interfaces de usuário (audio, video, movimentos, olfato e quem sabe o que mais virá) como os desktops 3D (Compiz, Beryl, Metisse), óculos de projeção de vídeo 3D e controles espaciais como o Wii. Em 20 anos vai ficar fácil confundir realidade com virtualidade. Mas não se assuste, pois um faz parte do outro, sempre fez, mas em níveis muito distintos como histórias, livros e televisão.

Referências:
IBM.
Blog.SecondLife.com
Arquitetando novas tecnologias
The Grid – Onde tudo se conecta.
Google 3D Tools
3D Worlds

Alroger Filho

One Response to “Avanços no Mundo 3D.”

  1. 1
    site Says:

    greatings…

    exellent…

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress