03
set

Google Chrome – novo navegador! [atualizado 06/09/2008]

Acabei de perceber que o Google Chrome já está disponível para download, inclusive em português. Mais uma alternativa muito interessante de navegador.

Por enquanto tem apenas a versão Windows para baixar. Não funciona nem usando o WINE no Linux. Ele importa automaticamente dados, favoritos e até senhas do Firefox que tiver instalado.

[atualizado] Já foram feitas correções no WINE para rodar o Google Chrome no Linux. Eis as dicas:

  1. Baixar a instalação completa do Google Chrome, pois o pequeno instalador que baixa o Chrome não funciona.
  2. Instalar a última versão de desenvolvimento do WINE: 1.1.4
  3. Usar o script winetricks para instalar alguns detalhes essenciais:
    ./winetricks o riched20 riched30 corefonts tahoma
  4. Rodar o Google Chrome com os seguintes parâmetros de linha: –new-http –in-process-plugins

Gostei muito do visual e da operabilidade dele. Ele faz bom uso da tela, e detalhes como uma barra de status dinâmica, que normalmente não mostra nada e economizando espaço mas ao passar o mouse sobre um link imediatamente mostra seu endereço na parte inferior da janela, e abas que abrem ao lado da aba que original, agradam muito.

O Google Chrome une componentes existentes no Firefox e do WebKit da Apple. Digamos que ele parece um Firefox com as funcionalidades de vários de seus plugins mais usados, com um visual estilo Mac (Safari). A documentação dele, já ter sido lançado como Beta, especifica que o projeto está bem no começo ainda. Vindo da Google, imagino que ele se integrará muito bem aos aplicativos web, como Google Docs, Google Calendar, GMail, e os vários aplicativos do Google e de terceiros. Acho que veremos surpresas neste sentido em breve.

Engraçado que ao tentar entrar no Lively (Sites 3D virtuais da Google), ele mostra a mesma mensagem que vejo quando usando o Linux: Lively is not ready for your platform. Lively requires Windows Vista or XP with Internet Explorer or Firefox.

Ele é bem rápido, principalmente nas pesquisas e auto-preenchimento da barra de endereços (ele não tem uma barra separada para pesquisa, é tudo numa barra só), e no carregamento de páginas que já estão no cache. Gostei!

Será que ele suportará plugins do Firefox? Widgets do iGoogle?

Vale a pena experimentar! Estou usando ele para escrever este post.

Links e Refs:

Alroger Filho

Comments are closed.

© 2017 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress