11
out

Ubuntu 8.10 – Intrepid Ibex Beta

Saiu a versão Beta do novo Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex)! Observe a contagem regressiva para o lançamento da versão oficial 8.10 na barra lateral a direita.

Desta vez estou testando a versão amd64 em meu notebook (Dell L131). Como já mencionei sobre meus testes no Alpha6, gostei. Agora gostei de poder usar a versão 64bits (amd64) novamente, pois me deixou a ver navios no Ubuntu Hardy.

Então aqui vão algumas novidades que me interessaram:

  • Bluetooth/Obex muito melhor e mais rápido. Gerenciador de Bluetooth, depois de fazer os últimos updates no Intrepid Beta, agora tem uma opção de conectar! Quem já tentou configurar um phone bluetooh com o pulse sabe do que estou falando. Envio de arquivos via Obex para o celular continua falhando.
  • padevchooser funcionando novamente – PulseAudio.
  • VLC 0.9.3 – O velho VLC com interface em tela cheia! sudo apt-get install vlc
  • Firefox x86_64 funcionando com Macromedia Flash direitinho! Basta instalar o flashplugin-nonfree e reiniciar o Firefox.
  • LCD Brightness para notebooks Dell funcionando! Sim, o PowerManager está funcionando e aumentando e diminuindo a luminosidade do LCD para economizar bateria quando necessário e as teclas especiais de Fn funcionam para acertar o brilho manualmente também. No Ubuntu 8.04 Hardy esta função estava quebrada.
  • Xorg 7.4 – novos drivers, feliz aceleração 3D com Compiz para usuários ATI X300, Xpress 200, Xpress 1100/1150/1250, e provavelmente algumas outras. Veja comparações de performance em meu artigo anterior sobre o Alpha6.
  • GNOME 2.23.91
    1. Finalmente Tabs (Abas) para o Nautlis, gerenciador de arquivos.
    2. Ao lado de mídias removíveis, na barra lateral do Nautilus, aparece um prático e simpático botão de ejetar/desmontar.
  • Network Manager 0.7

    1. system wide settings – configuração válida para todos antes mesmo do login.
    2. gerenciamento de conexões 3G (GSM/CDMA)
    3. multiplas conexões simultâneas
    4. gerenciamento de conexões PPP e PPPoE!
    5. e outras coizitas mais.
  • Novo temaNewHuman“, estilo Ubuntu mas em cinza, como eu gosto.

Observações

  • O programa Drivers de Hardware não me apresentou nenhuma opção para instalar os drivers proprietários da ATI (fglrx).
    [update] Nem funciona a instalação do próprio driver proprietário da ATI. Algo em relação com a nova versão do Xorg.
  • O OpenOffice ainda está na versão 2.4. O lançamento previsto para o final de Outubro do Ubuntu 8.10 promete vir com o novo OpenOffice 3.0, que inclui um concorrente do MS Outlook, como no M$ Office.
  • Sinto informar mas o PulseAudio parece mais “frágil” nesta versão, e deu crash algumas vezes pra mim. Não sei se é por ser 64bits ou se é a versão Beta. E sinto que a performance do amd64 em geral, incluindo vídeo 3D é inferior ao Ubuntu 32bits.
  • O SecondLife Viewer funcionou direitinho, exceto pelos streamings de vídeo, que não funcionam em 64bits.
  • Se tiver problemas com a língua portuguese, e ela não for instalada por completo logo no inicio, basta fazer as últimas atualizações, entrar na ferramenta Suporte a Idiomas e selecionar novamente o Português na lista que ele vai automaticamente baixar os pacotes que faltam para ficar tudo tropicalizado.

Dicas

  • Lembrando que estou em 64bits, bastou um sudo apt-get install ia32-libs para preparar o sistema para rodar aplicativos 32bits também.
  • O utilitário Drivers de Hardware continua sem conseguir instalar o firmware proprietário de minha Broadcom B43, mas observando os logs (dmesg) ele menciona um site que da a dica. Simplesmente execute um script para ele fazer a instalação do firmware (conectado na internet usando fio!) e em seguida, no ícone de redes, desative e ative novamente a Wireless:
    sudo /usr/share/b43-fwcutter/install_bcm43xx_firmware.sh
  • Instale o DRIConf para alterar opções avanças de aceleração 3D do driver “radeon”: sudo apt-get install driconf
  • Se você tem uma ATI e está experimentando este novo driver “radeon”, faça as modificações sugeridas em meu último artigo sobre o Alpha6, para ganhar 20% de performance.
  • Para melhor experimentar o novo temaNewHuman“, entre na configuração de Aparência, selecione o novo tema, entre em colors e troque a cor background das Input boxes (caixa de dialogo?) de branca para a mesma das janelas logo acima. Agora ficou legal!

Links e Refs:

Alroger Filho

15 Responses to “Ubuntu 8.10 – Intrepid Ibex Beta”

  1. 1
    Elan Lopes Says:

    Alroger,

    a algumas semanas encontrei seu blog e venho acompanhando sempre suas postagens. Sou web designer e trabalho com informática desde os 15 anos.

    Gostei do post. Bacana ter alguém como você que compartilha com a gente seus conhecimentos e experiências.

    Uso o Ubuntu 8.04 na minha máquina (e o Vista, já que preciso desenvolver o Flash). Vi aqui pelo seu blog que você usa o Second Life no Ubuntu.
    Dai vem a pergunta: tu conseguistes usar o recurso de Voice nele?

    Já tentei de tudo que encontrei na internet, mas nada deu certo. Nada consegue fazer meu voice funcionar. Se tu pudesse me dar uma mãozinha eu agradeceria muito.

    Grato e continue com o bom conteúdo no blog.

  2. 2
    Alroger Filho Says:

    Elan, obrigado pelo incentivo!

    Seguinte, o Sencond Life funciona com Voice no Ubuntu 8.04 redondindo. Mas não são todas as placas de som que suportam a forma com que ele trabalha. No momento o Voice do SL, no linux, requer uma placa de som FULL-Duplex, o qual não é o caso na grande maioria de placas on-board.

    Se quiser confirmar, no Linux, da um “lsmod|grep snd” e veja qual o driver usado, e me copie… no meu notebook é o snd_hda_intel e já te digo que não vai funcionar. No Windows funciona pois tem uma grande camada de drivers e coisas do Windows entre a placa e o sistema operacional, fazendo com que ele emule uma placa Full-Duplex.

    FullDuplex = falar e ouvir ao mesmo tempo, ou seja abrir um canal de entrada e outro de saida na placa de som ao mesmo tempo.

  3. 3
    Elan Lopes Says:

    Grande Alroger, eis o resultado do comando:

    snd_hda_intel 344728 5
    snd_pcm_oss 42144 0
    snd_mixer_oss 17920 2 snd_pcm_oss
    snd_pcm 78596 3 snd_hda_intel,snd_pcm_oss
    snd_page_alloc 11400 2 snd_hda_intel,snd_pcm
    snd_hwdep 10500 1 snd_hda_intel
    snd_seq_dummy 4868 0
    snd_seq_oss 35584 0
    snd_seq_midi 9376 0
    snd_rawmidi 25760 1 snd_seq_midi
    snd_seq_midi_event 8320 2 snd_seq_oss,snd_seq_midi
    snd_seq 54224 6 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
    snd_timer 24836 2 snd_pcm,snd_seq
    snd_seq_device 9612 5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_rawmidi,snd_seq
    snd 56996 18 snd_hda_intel,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_hwdep,snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_rawmidi,snd_seq,snd_timer,snd_seq_device
    soundcore 8800 2 snd

    To postando ele pois não entendo muito do funcionamento do linux sobre o hardware. Mas acredito que pelo snd_hda_intel lá em cima que essa placa não seja FullDuplex.

    Será que não há formas de fazer isso funcionar?

  4. 4
    Alroger Filho Says:

    Pois é.. AINDA não.
    Estou de olho e pentelhando o suporte, junto com o grupo Linux Client no SL. Não tem nem jeito da comunidade ajudar, pois os ingredientes envolvidos (Vivox e OpenAL) são fechados e muito mal documentados.

  5. 5
    Elan Lopes Says:

    Alroger,

    e qual a explicação então para que eu consigo utilizar o Skype em chamadas por voice?
    Teoricamente se funciona no Skype deveria funcionar no SL, não?

  6. 6
    Camilla Lemke Says:

    Agora eu posto no lugar certo, hahahaha, se eu entendesse de Ubuntu eu ia testar, mas o entendo de Slack, de qq forma, foi muito válido vc postar sobre isso..
    Beijos!

  7. 7
    Alroger Filho Says:

    Elan, pq ele não requer audio full-duplex! Ele faz tudo via software. Full-duplex provavelmente teria um qualidade melhor….. não que precisemos…

    Camilla, agora entendi! Esta tentando conectar Slack com Nokia N95… hahahah
    Hey, se você manja de Slack, o Ubuntu não vai ser nenhuma novidade para você. A única dica que te ofereço é esquecer a linha de comando (shell texto) quando for experimentar o Ubuntu, para ver e aproveitar como ele é simples de usar.
    Vale a pena experimentar. Não precisa nem instalar no HD, pode experimentar bootando direto no CD!

  8. 9
    Claudio Cardoso Says:

    Caro coleagas, meu notebook inspiron 1525 esta rodando bem o vmware com linux 8.10 da ubuntu, estou aproveitando para deixar um pergunta para os que tiverem como responder. Eu também sou iniciante em linux, e como sou da área de suporte de informática, agradeço qualquer ajuda. Instalei a versão server ix86 no vmware rodando sobre windows vista home premiun, ficou jóia. Porém o erro acima insiste, a placa de som. Ela nem mesmo é detectada, embora eu tenha plena convicção de que é uma placa intel snd-hda-intel. Nem mesmo com o comando acima lsmod.Já tentei de tudo, instalar os módulos com modprobe, entre outras coisas. Agradeço a ajuda. Sei que em outros sites eles disseram que a versão desktop funcionou perfeitamente…
    Engraçado minha wireless é n e está às mil maravilhas, o chitset é 3965 abgn provavelmente
    Obrigado antecipadamente…

  9. 10
    Alroger Filho Says:

    Claudio, se o Ubuntu está rodando numa máquina virtual VMware, então a placa de som que ele vai enxergar é uma placa virtual do VMware. Não tem relação com sua placa de áudio real do notebook.
    Você instalou o VMware Tools no Ubuntu? Pois este utilitário do VMware instala todos os drivers necessários. Verifique também se o áudio está habilitado na máquina virtual.
    Você mencionou um “erro acima”, mas não entendi a que você ser refere.

  10. 11
    Claudio Cardoso Says:

    Obrigado pelo retorno. Eu instalei a máquina virtual,VMware, no Windows e depois o Ubuntu, na máquina virtual. Mas vou verificar se o som está habilitado na máquina virtual e te retorno.

  11. 12
    Claudio Cardoso Says:

    Funcionou, era mesmo instalar no VmWare o dispositivo de som, mas valeu!!!
    Estou aprendendo linux, e qualquer dica já vale
    , obrigado.

  12. 13
    Claudio Cardoso Says:

    E como batalhei para instalar o módulos, aprendi paca…
    Obrigado pela solução…

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress