05
fev

OSS4, solução para problemas com PulseAudio e SL Voice!

O PulseAudio é serviço que gerencia os sons no Linux. Hoje em dia padrão no Ubuntu, Fedora e outros, substituindo o antigo ESound (ESD).

O ESound (ESD) e o PulseAudio foram criados para suprir aos usuários Linux um mixer de som via software. Resumidamente, grande parte dos PCs e a maior parte dos Notebooks hoje em dia usa algum chip de áudio integrado a placa mãe que não possui mixer de hardware. Ou seja esta “placa de som” não suporta vários sons tocando ao mesmo tempo. Usando um Linux sem uma solução como a do PulseAudio nos não consegueriamos tocar musicas MP3 e ouvir sons de sites ao mesmo tempo, ou ouvir música e ouvir os sons de um jogo ao mesmo tempo.

ALSA já faz um tentativa de “software mixing”, mas os sons cortados e aplicativos que travam o dispositivo de som são frequentes.

O PulseAudio, por sua vez, deveria ser a solução das soluções, mas ainda está cheia de problemas. No Ubuntu ele as vezes trava, fazendo um barulho continuo muito irritante até ser removido da memória forçadamente (killall -9 pulseaudio) e as vezes o serviço cai e temos que inicia-lo novamente (pulseaudio -D).

A solução que recomendo para todos os problemas é o OSS4, Open Sound System versão 4.1. Derivado de, mas não deve ser confundido com o OSS antigo que nada mais é que os drivers de áudio compilados no kernel ou em modulos. O OSS4, além dos drivers de audio em si, é um sistema completo de software mixing, que substitui o PulseAudio, ESD, ALSA e OSS antigo.

O OSS4 provou nestas 3 últimas semanas ser mais rápido, mais leve e estável que o PulseAudio. Não deu problema nenhuma vez!

Para exemplificar bem, tenho uma ATI IXP AC97 como placa de audio, embutina na minha placa mãe (um desktop HP dx5150). Eu uso a última versão do Ubuntu 8.10, sempre atualizada, 32 bits. O computador esta ligado num LCD e numa TV, pois é usado como mediacenter também. Tenho constantemente abertos MSN (Pidgin ou Emenesense), Firefox (sites com Flash e videos), VLC tocando vídeos na TV, e as vezes entro no Second Life® também. Dentro do Second Life, além de seus sons normais existem streamings de video e audio e VoIP (Voice, ou Voz sobre IP, tipo Skype). Resumindo o PulseAudio não aguentava tudo isso e dava problemas constantemente. E o Voice do Second Life nunca funcionou pra mim, nem usando PulseAudio, nem ESound, nem ALSA. O OSS4 funciona parfeitamente com tudo acima…. tudo ao mesmo tempo!

Recomendo o OSS4 para quem não consegue usar o Voice do Second Life no Linux. Foi minha solução.

Procedimento para Ubuntu 8.10 atualizado:

  1. Verifique se seu chip ou placa de som está na lista de compatíveis (vale tentar mesmo que não esteja, pois é tranquilo para desinstalar e voltar tudo como estava).
  2. Baixe e instale pacotes essenciais para compilar modulos de kernel:
    sudo apt-get install -y build-essential binutils linux-headers-`uname -r`
  3. Baixe o arquivo do link de donwload, para sua distribuição Linux – Linux 2.6 (x86) (DEB) no caso do Ubuntu 32 bits.
  4. No terminal instale o pacote:
    sudo dpkg -i xxxx
  5. Se tudo correr bem Restarte o micro.
  6. No Ubuntu Sistema/Prefrências/Som, selecine o novo OSS v4 para todas as opções.
  7. Pronto! Pra mim no Ubuntu 8.10 32 bits foi só isso. Maiores detalhes de instalação para outras versões nos links abaixo.

Mixer – controle de volume:

  • Ele automaticamente, no Ubuntu 8.10, instala seu suporte ao mixer padrão do GNOME. Ou seja, no controle de volume da barra ao lado do relógio. Basta clicar 2 vezes nele para ver mais detalhes.
  • Experimente também o mixer detalhado do OSS4, o ossxmix (ossXmix, observe o X no meio). Snapshots abaixo ilustram o nível de detalhes que ele tem. Você pode controlar o volume de cada aplicativo usando som. Tudo que o PulseAudio tem de misterioso num só utilitário intuitivo.

VLC:

  • Tanto no VLC como na maioria dos programas você pode encontrar um opção de áudio para selecionar o tipo de saida. No VLC em Ferramentas/Preferências/Audio/Saida, selecione UNIX OSS audio output.

Second Life Viewer para Linux:

  1. Para garantir sons e Voice no SL Viewer pra Linux, edite o script seconlife dentro de seu diretório e descomente as seguintes linhas:
    export LL_BAD_ESD=x
    export LL_BAD_ALSA=x
    Deixando comentada com o “#” apenas a linha do OSS:
    #export LL_BAD_OSS=x
  2. Inicie o Second Life e faça o login.
  3. Agora entre nas configurações CTRL-P, Voice, Device Settings selecine “default” para entrada e saida. Abaixe um pouco o volume do MIC.
  4. No Mixer (controle de volume na barra ao lado do relógio, basta clicar 2 vezes nele) verifique eu o MIC está ativado e num volume médio.
  5. Faça seus testes! korea2 tem sempre um monte de gente falando no Voice.

OBS: Caso tenha problema de algum software, tipo Pidgin e MSNs da vida não tocar sons, provavelmente o pulseaudio está carregado e atrapalhando. Desative-o!

  • killall -9 pulseaudio,
  • ou remova-o com sudo apt-get purge pulseaudio
  • O OSS4 pode ser removido facilmente com sudo apt-get remove oss-linux que tudo volta ao normal.

Links e Refs:

Alroger Filho

7 Responses to “OSS4, solução para problemas com PulseAudio e SL Voice!”

  1. 1
    brunosantiago Says:

    Olá à todos,

    Recentemente adquiri um Dell Inspiron 1525 e nele vem a bendita placa de som citada abaixo:

    00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 02)

    O Problema é…Utilizo um programa para receber chamadas VOIP chamado “Twinkle”, sempre que eu estiver com qualquer dispositivo de som funcionando no computador e eu tentar receber uma chamada VOIP ele informa que o dispositivo está ocupado e assim fica até mesmo se eu sair desativando tudo que tenha som… Alguém saberia me ajudar a encontrar uma maneira de fazer isso funcionar sem problemas?

  2. 2
    Alroger Filho Says:

    Olha, brunosantiago, a intenção do OSS4 é solucionar esse tipo de coisa. Consigo falar por VoIP no SecondLife normalmente enquanto isso posso ouvir música e assistir videos tudo ao mesmo tempo.
    Instalei o Twinkle aqui mas não tenho um provedor VoIP para testar no OSS4… estou procurando algum para fazer um teste…

  3. 3
    Alroger Filho Says:

    brunosantiago, peguei uma conta de teste na Vono (http://falevono.com.br) e testei parcialmente com sucesso.
    Consegui apenas falar pelo computador… pode ser alguma configuração de codec com o provedor.
    O Twinkle tem saida para OSS, então deve funcionar com o OSS4.
    Você pode testar o OSS4 sem medo e desinstalar facilmente também se quiser voltar atras.

  4. 4
    nelas Says:

    Alroger, obrigado pelas dicas! Trocar para o OSS4 resolveu um chato e antigo problema de sincronia de audio em animações interativas em Flash.

    Valeu!

  5. 6
    Leandro S. Mascarenhas Ribeiro Says:

    Parceiro,

    obrigado pelas dicas.

    Só pra registrar: deu certo aqui no meu Ubuntu 9.04. Valeu mesmo! um abraço

  6. 7
    Second Life – Bug de Som e voice no Ubuntu « done list Says:

    […] using the FMOD ALSA audio driver. export LL_BAD_FMOD_ALSA=x profit! Dica retirada do site Cafe TI – para perder o sono (em portugues) valeu ai Alroger […]

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress