out
BOINC – colabore com a humanidade!
Depois de tanta alegria com Linux, Ubuntu, Compiz Fusion, SecondLife e tudo mais que temos a disposição gratuitamente pela internet, que tal colaborar um pouco com a humanidade?
O BOINC – Berkeley Open Infrastructure for Network Computing, é uma plataforma de software que permiti rodar projetos de computação distribuída, como o revolucionário SETI@home criado em 1999 para analisar sons e imagens do espaço na procura de sinais extra-terrestres de vida inteligente.
O BOINC simplifica ao extremo a configuração e gerenciamento da participação dos usuários em um ou mais projetos que precisam de grande poder de processamento, como o SETI@home, Rosetta@home, ClimatePrediction, LHC@home e Einstein@home, entre outros. Escolha o(s) projeto(s) que você julga merecedor de seus FLOPS!
Escolha seu projeto e participe!
É muito fácil instalar:
- Menu/Sistema/Administração/Gerenciador de Pacotes Synaptic procure por BOINC:
- Pronto, agora você deve ativar os projetos que você escolheu em Menu/Acessórios/BOINC Manager:
- O BOINC vai pedir seu cadastro (ou ajuda-lo a se cadastrar), se conectar ao projeto e começar a computar!
Você pode participar de quantos projetos quiser. - Clique em Advanced View para visualizar detalhes e estatísticas de cada projeto.
Me sinto muito bem sabendo que estou contribuindo para alguma coisa. Veja alguns números globais nos links de estatísticas abaixo.
.
ATENÇÃO:
Lembre-se que o BOINC vai usar o processamento disponível de seu micro. Fique de olho na temperatura, caso não confie 100% em seu hardware! Em caso de notebooks, ele processa apenas quando conectado da tomada.
(ligado na tomada, usando todo o processamento)
(desconectado, usando bateria, boinc para de processar para nao prejudicar usuários de notebook)
Referências:
Estatísticas/números:
http://www.boincsynergy.com/stats/index.php
Com o poder, vem a responsabilidade.
Muito bom.
outubro 22nd, 2007 at 4:24 pmEu uso o SETI@Home há algum tempo já, mas ainda não sei como saber os “resultados” dessa pesquisa.
Tem como ouvir o que é gravado do espaço com o SETI?
Valeu!
Na verdade, resumindo, nao tem nada para se ouvir ou ver alem de estatica. Nossa colaboracao de processamento elimina grande parte desta estatica, concentrando alguns resultados usando determinados algoritimos. A quantidade de dados é imensa, pois temos infinitas frequencias para “escutar”. A proxima etapa do SETI sera analisar grandes quantidades destes dados resumidos pelos contribuidores e tentar identificar algum padrão no meio disso tudo. Quando algum padrão for descoberto, nossa atencão se voltará para aquela região e frequencia do ceu!
Uma explicacao detalhada de um dos criadores do projeto:
http://setiweb.ssl.berkeley.edu/forum_thread.php?id=37371#508104
Enquanto isso que tal algumas musicas e sons inspiradores?
outubro 23rd, 2007 at 12:02 amhttp://setiathome.berkeley.edu/misc.php
http://www.spacesounds.com