19
fev

KAV x VNC – Controle Remoto

Bom, depois de algum tempo sem saber porque não conseguimos, via controle remoto (UltraVNC, RealVNC, WinVNC), clicar em nada das janelas e opções do Kaspersky Anti-Virus (KAV ou KIS), resolvi pesquisar mais a fundo.

O KAV/KIS tem uma função chamada “Autodefesa”. Esta é a culpada por não conseguirmos mexer nele remotamente. Veja onde ela fica clicando nas imagens abaixo. Antes que todos comecem a desativar esta função, devo explicar que ela é muito importante. Ela previne o uso malicioso de “autoclicks”, ou seja, aplicativos mal intencionados que tentam se auto-aprovar em perguntas popup do KAV ou até mesmo desativa-lo por completo. Estes autoclicks nada mais são que as mesmas chamadas aos APIs do Windows que o VNC usa. Então não desative sua Autodefesa!

A solução para isso é adicionar o aplicativo servidor do VNC, normalmente WinVNC.exe, à “Zona confiável” do KAV, conforme ilustrado na segunda imagem abaixo. Basta entrar em Configurações, Proteção, clicar em Zona confiável, na aba Aplicativos confiáveis Adicione o serviço WinVNC que você instalou (confira se o caminho é o de sua instalação mesmo). Nas propriedades do aplicativo confiável selecione “Não controlar atividade de aplicativos” e “Não verificar o tráfego de rede”.

Pronto, agora você pode prestar seu suporte remoto inclusive quando se trata do antiví­rus.

Links e Refs:

Alroger Filho

4 Responses to “KAV x VNC – Controle Remoto”

  1. 1
    Marcos Freitas Says:

    Fala Alroger! tudo certo?

    Cara muito boa essa dica, estamos testando o Kav nas estações de um cliente nosso e conversei hoje mesmo com um colega sobre essa “problema” do KAV.

    Valeu pela dica!!!
    abraço!

  2. 2
    Alroger Filho Says:

    Legal saber que você está acompanhando o blog!
    Nada é por acaso!

  3. 3
    Reginaldo Says:

    Parabéns,

    O kaspersky é um poderoso anti-virus, mas de tão poderoso as vezes dá trabalho de usar. Estou com um problema com ele com um de nossos softwares legados, mas já consegui resolver, assim que isso for oficial publico no blog. tomei a liberade de publicar seu post no meu blog (tirecife.wordpress.com) espero que não se importe. Novamente parabéns pelo post.

  4. 4
    Alroger Filho Says:

    Sem problema. Peço que adicione um link de referência ao post original aqui no Cafe-TI.

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress