08
abr

Speedy ENXAQUECA

Estou impressionado com mais um KAOS da Telefônica. Já fazem mais de 24 horas que alguns de meus clientes estão sem internet.

Ontem, no começo do problema, deram uma previsão de 5 horas pois o problema era nos DNS da Telefônica (os famosos 200.204.0.10/138). Primeiramente nem comentei nada, aguardei as 5 horas. A internet passou inoperante o final da tarde e noite toda. Então liguei novamente, e disseram que os problemas já deveriam estar solucionados. Mas não estavam. Mal sabem eles que meus servidores não dependem dos DNS da Speedy/Telefônica, eles tem seus próprios servidores de DNS que fazem busca e cache diretamente nas raizes da Internet (dicas de instalação aqui mesmo no blog Cafe-TI).

O pior é ter que passar mais de 2 horas no telefone para fazer testes bestas de um técnico incopetente tanto na arte de comunicação como em TI. Pra variar temos sempre de pegar um notebook com ruWINDOWS para ligar diretamente no modem da Speedy e fazer os teste mais óbvios do mundo e relatar para o técnico ao telefone simplesmente chegar a conclusão de agendar um visita de outro técnico que vai fazer basicamente os mesmos testes no local e finalmente chegar a conclusão de que o problema não é do usuario nem de seu modem ou infra-estrutura, mas sim, na central da Telefônica. Depois ele entrará em contato com a central para manda trocar um roteador, resetar um dijuntor ou sei la o que… e pronto.

Além disso chegaram ao ponto de perguntar qual o provedor de meu cliente, sendo que é uma Speedy Negócios, recem instalada com IP fixo que não requer autenticação.  Ao comentar que não tinha provedor quase que o suporte foi interrompido. Mas ao fazer o teste sugerio pelo atendente de navegar para um determinado IP (200.171.222.97 ou 200.171.222.93) para autenticação, continuamos com o mesmo diagnóstico:

  • Problema de roteamento da Telefônica. Consigo pingar o gateway, mas nada pra fora do mesmo (nem DNS).

Que tal um novo erro nos logs de login da Speedy? Este é o que vejo atualmente na minha Speedy Resindencial ao tentar fazer o login PPPoE:

  • Remote message: insufficient resources available to authenticate user

Neste exato momento recebo este erro ao tentar conectar em minha Speedy Residencial (IP dinâmico). Tem cabimento? Pois é. O pior de tudo é que acabei de contratar a UOL Bandalarga para usar meu login UOL e não ouvir mais besteiras do suporte da Telefônica sobre mandatos ou outras BULL SHITS tentando te obrigar a contratar um provedor para um dos piores serviços de internet do mundo. Uso há bom tempo o login internet@speedy.com.br criado no desespero da Telefônica manter a necessidade de um login PPPoE mesmo depois de intimada a não fazer mais isso.

Telefônica, por favor, pense nos clientes e no serviço prestado! Chega de se preocupar em criar barreiras, burocracias e impecílios para seus usuário usarem um serviço tão básico como a internet! Vocês tem o monopólio no estado de São Paulo simplesmente por falta de opções, mas isso logo vai mudar! Pense de forma capitalista!
OBS: Apenas uso a telefônica por falta de opção em minha região, em termos de internet, pois já temos muitas opções em termos de linha telefônica (VoIP).

Este monopólio não vai durar muito.

Imagem do dia:

speedy-bad

Remote message: insufficient resources available to authenticate user

Links e Refs:

  • huahuahaha Speedy Zone! Sabia que realmente tem um http://speedy.zone ? Isso se os DNS funcionarem. Palhaçada! Nem pra ser um domínio e site de verdade e com alguma utilidade.

PS: Consegui publicar este artigo pois, por trabalhar com a internet e depender dela, tenho links 3G, GPRS e Radio de outros provedores além da Speedy e LP dedicado da Telefônica, como backups.

Alroger maddog Filho

2 Responses to “Speedy ENXAQUECA”

  1. 1
    Rafael Says:

    Boa noite.
    Vi que você citou no final do seu desabafo que tem de backup um LP dedicado da telefônica.

    Contratei recentemente um de 2mb que pretendo utilizar em 120 computadores. Para efeito de testes de configuração eu estou usando em só um computador. Ao verificar a taxa de download de 60kb normalmente.

    Tenho uma outra internet de 4mb da telefônica onde compartilhando a conexão com outras máquinas faço 500kb.

    A telefônica insiste em dizer que está normal, e é isso mesmo. A diferença é que em uma eu pago 150,00 e na outra eu pago 1800,00, se for assim qual a vantagem da LP??

    Obrigado

  2. 2
    Alroger Filho Says:

    Não, não deveria… 60KB/s é mais ou menos o que meu link de 512Kbps proporciona. Reclame!
    Apenas tenho um LP por ter um servidor crítico para um cliente aqui em meu escritório. A LP é mais confiável e estável. A velocidade do link é garantido. Outra razão é porque preciso da velocidade de UPLOAD dele, que é 512Kbps mesmo. Numa Speedy, normalmente o upload é 384Kbps. Como meu cliente acessa remotamente este servidor ele precisa de performance de UPLOAD, ao invés de download.
    A Speedy garante apenas 10% da banda contratada, ou seja sua velocidade pode variar muito, e tem muito mais quedas, manutenções, etc. O link é bem estável. Mas pelo valor deixa MUITO a desejar. Infelizmente não tenho outra opção na região. Vou desativar este link logo logo, assim que migrar o servidor do cliente para o datacenter da LocaWeb, onde vai ter um link de 24Mbps.
    Se você tem opções de Speedy 4MB ou mais rápidas, então contrate a mais rápida possível que o custo vai sair bem mais baixo que uma LP, e você vai conseguir maiores velocidades.
    Se você tiver outras opções fora a Telefônica, então experimente! Net Virtua também oferece altas velocidades por custos baixos, e normalmente é melhor que a Speedy.

    Boa sorte!

© 2017 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress