09
mar

Mensagens internas usando Pidgin e Bonjour

Descobri hoje uma função do Pidgin que não conhecia. Pidgin é um dos mais famosos programas de IM, mensagens instantâneas, com versões para Mac, Windows e Linux, e ele pode se conectar ao MSN, AIM, Yahoo, GTalk, Jabber, ICQ, e vários outros. O que eu não sabia é sobre o protocolo Bonjour, criado pela Apple.

O protocolo Bonjour permite o Pidgin encontrar usuários da mesma rede, sem precisar de conexão a um servidor (tipo os servidores MSN da Microsoft). Ou seja, ele nem precisa de internet e funciona como um MSN local. Muito prático para comunicações internas de escritórios e residências com vários computadores.

Usando o Ubuntu Linux, o Pidgin já vem instalado, e basta você criar uma conta Bonjour que precisa apenas escolher um nome e ele está pronto para achar outros usuários na rede.

No Windows você precisa instalar o pacote do Bonjour, grátis da Apple, e instalar o Pidgin. E em menos de 5 minutos também vai estar conectado aos outros da rede. Veja links abaixo.

Imagino que no Mac precise apenas instalar o Pidgin (ou Adium) que vai funcionar.

Muito simples, basta escolher o nome de seu usuário!

Observe que o Pidgin também pode ser usando para se conectar ao seu MSN, ICQ e outros tudo ao mesmo tempo, evitando ter executar vários programas de IM.

Problemas [atualizado 21/09/2010]:

  • Se tiver algum problema onde o Pidgin fecha sozinho, no Windows, com erros cabeludos, verifique o nome dos PCs na rede. Devem ser curtos, sem acentos, caracteres especiais e sem espaços. Eu uso PCfulano, ou NoteFulano normalmente. E é sempre bom coloca-los todos no mesmo grupo de trabalho.
  • Usando em servidor de terminais, cada usuário vai precisar usar uma porta diferente para ao configurar o bonjour no Pidgin.

Links e Refs:

Alroger Filho

7 Responses to “Mensagens internas usando Pidgin e Bonjour”

  1. 1
    marcelo Says:

    Estava a procura, otimo post obrigado

  2. 2
    Invyne Web Sites Says:

    Sendo para uso Corporativo: Com o Bonjour dá para bloquear a entrada em MSN?

    Abraços.

  3. 3
    Alroger Filho Says:

    O Bonjour é outra coisa. Agora se alguém for lá no Pidgin e adicionar uma conta MSN nas configurações, então ele vai conseguir acessar o MSN. O bloqueio do MSN deve ser feito no servidor ou roteador da Internet, se é que ele permite isso.

  4. 4
    Rodrigo Says:

    Amigos,

    Tenho na empresa uns terminais thin client que usam o IP/host da maquina que usam. Ou seja 5 terminais com o mesmo ip de rede. Os chats intranet comuns nao funcionam pelo fato exposto acima, o protocolo bonjour funciona em cima de TCP/IP? Preciso ter um IP para cada maquina?

  5. 5
    Alroger Filho Says:

    O Bonjour funciona normalmente no Terminal Server do Windows. Acabei de fazer um teste com 2 usuários logados no mesmo servidor Windows com o mesmo IP.
    Os outros chat também funcionam, talvez com algum macete cada um. O MSN, por exemplo, pode ser usado se você usar ele em modo HTTP. No modo direto ele pode ter problema por ser o mesmo IP.
    Tenho outros clientes que usam Jabber normalmente pelo terminal Windows também.

  6. 6
    João Damasceno. Says:

    Bem, muito legal… porém, como faço pra me disponibilizar pra meus amigos que já fizeram sua conta no Bonjour? é só eu dizer meu nome ou apelido que criei nela?! É isso??

  7. 7
    Alroger Filho Says:

    O bonjour do pidgin encontra os usuarios todos de uma rede automaticamente. Para uso interno de uma rede, nao pela internet.

© 2017 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress