11
mar

PuppyLinux e SecondLife

Graças a um usuário do SecondLife, que estava tentando ajudar seu amigo, acabei conhecendo um pouco melhor o PuppyLinux. O PuppyLinux é uma distribuição muito rápida e ocupa pouca memoria. Ela só tem o que realmente precisa. Seus CDs tem em torno de 100MB apenas, ele pode rodar de CD ou de USB e pode manter dados gravados em qualquer lugar também. Ao bootar um CD ele se copia para a memoria, ficando super rápido e liberando o CD para uso e gravações! Ele também pode rodar em baixo do Windows, pois precisa apenas de uns poucos arquivos copiados em qualquer partição existente para bootar. Fácil de colocar para funciona com alguns toques técnicos que não devem afugentar nenhum novato. Ótima opção para notebooks antigos e netbooks bem simples.

O amigo em questão não estava conseguindo rodar o SecondLife Viewer no PuppyLinux, e como sempre gosto de um desafio, resolvi ajuda-lo. Resumindo temos que ativar o OpenGL, aceleração 3D de sua placa de vídeo no drivers de vídeo do PuppyLinux. Para isso:

  1. Usando a última versão no PuppyLinux (4.3.1), no caso das placas mais novas, ele deve funcionar com a instalação de um pacote apenas, o “xorg_xorg_full_dri-7.3” que pode ser encontrado no Puppy Package Manager, na sessao “All”. Basta instalar e reiniciar. Depois teste a aceleracao executando um teste 3D pela linha de comando: glxgears e antinspect -fps.
  2. No caso de placa de vídeo mais antigas, para qual os drivers não são mais atualizados, é necessário baixar versões anteriores, que contém  kernel e xorg mais antigos e compatíveis com sua placa. Abaixo tem o link para um CD Puppy pronto para instalar com suporte a 3D acelerado em qualquer placa de vídeo ATI antiga. Testei com sucesso na minha velha Radeon 9600XT e foi testado também pelo amigo numa RadeonMobility 9200 . Placas de vídeo nVidia antigas devem seguir o mesmo princípio.

Links e Refs:

Alroger Filho

Comments are closed.

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress