01
abr

LG3D-Wonderland – seu Desktop 3D e Virtual?

Você já conhece o LG3D? E o Wonderland? E o Second Life?

Resumindo o Wonderland = LG3D + mundo virtual.

O LG3D é o Java Desktop da Sun. Para quem não conhece, ele é algo tipo um Compiz-Fusion, mas realmente num ambiente 3D. Um desktop de 360º. O usuário pode movimentar e girar as janelas em profundidade realmente 3D. Pode até fazer anotações na parte de traz das janelas. Vejam alguns snapshots para exemplificar:

O LG3D-Wonderland junta um mundo virtual, que já está sendo usando internamente pela Sun, com video, voice, escritórios, construções, avatares, etc. O detalhe é que no próprio cliente do Wonderland você pode criar um objeto no mundo virtual e este objeto representar um aplicativo local de seu micro! Sim, Firefox, GIMP, MSN, AutoCAD ou qualquer outro aplicativo que possa ser executado no ambiente gráfico X do Linux. No caso de um aplicativo de outra plataforma, basta usar VNC, RDP ou outros padrões de terminal gráfico ou texto para complementar.

Ou seja, você pode montar seu escritório virtual com objetos representando seus aplicativos. Melhor ainda, você pode rodar estes aplicativos a nível de servidor e “servi-los”, de forma compartilhada (ou não), para todos os avatares que estiverem logados em seu escritório ou mundo virtual.

Pois é, a ficção está chegando cada vez mais rápida. Vejam os links dos projetos abaixo. São OpenSource e estão disponíveis para todos downloadarem, testarem e contribuírem. Observe a quantidade de subprojetos interessantes que já estão colocando em prática!

Links e Refs:

Alroger Filho

2 Responses to “LG3D-Wonderland – seu Desktop 3D e Virtual?”

  1. 1
    Marcelo Says:

    Muito legal o post. Parabéns!

  2. 2
    Senhor dos Servidores Says:

    Eu só conhecia o Studio Max 3D, este LG3D parece ser bem interssante.

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress