abr
Fedora 9 Sulphur
Pra variar, não aguentei esperar e baixei a versão Beta do Fedora9.
Infelizmente, há poucos dias de seu lançamento, parece que o Fedora 9 ainda não está pronto. Alias, acho que podemos pular esta versão por completo. Além dos problemas, não encontrei nenhuma vantagem. Melhor ficar com o F8 e seus updates.
Primeira barreira: A instalação padrão, em que o Fedora auto-particiona seu HD, usando Volume Groups (LVM), não funciona. Simplesmente com LVM nenhuma de minhas tentativas de instalar o Fedora 9 num servidor HP Proliant ML350 funcionou.
Segunda decepção: O Yum continua o mesmo, a ferramenta de gerenciamento de pacotes e repositórios mais lenta que já vi. Além disso, o novo gerenciador de pacotes gráfico (Add/Remove Applications), não está funcionando. Pior que isso, fico louco da vida ao ter que pesquisar os processos abertos para conseguir descobrir o nome do executável. Por quê não documentam essas alterações? Como alguém deduziria nomes como pirut ou gpk-application? Aparentemente deveria ser mais intuitivo e organizado, inclusive com seu próprio serviço para acelerar o “yum”, mas…
Terceira e última decepção: Sem XEN no Fedora9. O Fedora 9 não pode ser usado como servidor XEN de paravirtualização (Dom0, XEN Host). Parece que não conseguiram aprontar as novidades a tempo. Mas está tudo prometido para o Fedora 10. Veja detalhes no link de referência, que por sinal foi muito difícil encontrar (tive que me cadastrar na lista fedora-xen de emails para pedir socorro, pois horas de Google não foram suficientes).
Conclusão: O Fedora já estava decepcionando como Desktop e sua falta de documentação e “amigabilidade” para com o usuário, e agora, talvez pela primeira vez, eu pule uma distribuição Fedora como Servidor.
Links e Refs:
Alroger Filho
Caro colega!
Na verdade a única decepção aqui é você.
maio 6th, 2008 at 11:23 pmAcho que deveria ser mais simpático. Talvez precise fazer mais sexo e esquecer um pouco a informática (Fedora), ta precisando de mulher.
Talvez assim possa ver as coisas como elas são.
Procure ser mais lite.
Ai… você ta precisando brincar um pouco com as versões live. Elas vão te satisfazer. Deixa de ser imbecíl. Antes de criticar uma versão, ainda em BETA, tente ajudar.
maio 6th, 2008 at 11:28 pmNascimento, observe que este comentário foi mais voltado para o Fedora usado como servidor. Das 3 mencionadas, apenas a primeira decepcao vai ser resolvida quando o F9 for realmente lançado. Já falei com os desenvolvedores, e o yum deve continuar o mesmo (existem planos de substitui-lo ou melhora-lo, mas ainda pra frente) e o XEN-Dom0 não vai sair pro Fedora9 mesmo.
maio 7th, 2008 at 2:56 pmNada disso importa muito para usuários de Desktop..
Continuo usando e recomendando Fedora Core 5 e 6 e Fedora 7 e 8 como servidor.
Depois de usa-lo por muitos anos como Desktop, tive que dar o braço a torcer, pois o Ubuntu está muito mais fácil e prático de usar, com uma comunidade muito maior e mais organizada disposta a ajudar.
Os contatos que tive com desenvolvedores não foram tão mal educados quanto os seus comentários, mas foram quase do mesmo nível, sem realmente ajudar.
PS: Sempre tento ajudar. O F8 passou os primeiros 3 meses sem funcionar com minha placa wireless (B43, antiga BCM43xx). Eu já havia encontrado a solucao com os desenvolvedores do driver, passado para o cara do Kernel, e pra finalizar pro cara responsavel por montar os updates, logo no primeiro mês…. mas além de não ser muito bem recebido, ainda demoraram mais 2 meses para colocar o update no ar.
maio 7th, 2008 at 3:02 pmFoi quando passei pro Ubuntu.
usuarios ms são foda
maio 20th, 2008 at 11:23 amMeu maior problema com o novo Fedora 9 é, pra variar, reconhecimento de wireless…
Mesmo com o Livna ainda está dando problema…
Na minha opinião esse é o maior ponto fraco que o Fedora tem… o Ubuntu consegue reconhecer em default, junto com placas de vídeo e som.
Eu voltei pro meu Fedora 8, que funciona tudo aqui.
PS.: Estou falando do release final, não do beta.
Parabéns pelo seu blog, muito interessante!
junho 4th, 2008 at 1:28 pmPrefiro o Head Hat, mais recursos, mais confiabilidade, na minha opinião o melhor para rodar em servidores.
junho 11th, 2008 at 6:37 pmO Fedora 8 é o melhor, ainda não experimentei o F9, mas se não for bom mesmo vou continuar com o F8.
junho 23rd, 2008 at 6:15 pm