14
dez

Recuperação de Discos e Arquivos do Windows

Hoje consegui evitar o trabalho todo de reformatar e instalar tudo novamente depois de trocar um HD com setores defeituosos. A final, instalar o Windows, todas suas atualizações, ferramentas, utilitários, antivírus, impressoras…. é um baita trampo. Então hoje consegui clonar um HD que estava com alguns setores defeituosos para um novo HD sem que eu perdesse tudo que ja estava instalado! Maravilha, eis minhas dicas.

Eu sempre ando e recomendo para os técnicos de plantão andar com um USB Flash Drive com o Ubuntu pronto para ser executado em qualquer PC ou notebook para fazermos esse tipo de manutenção.

O velho comando dd do Linux faz uma copia fiel de um HD para o outro, lendo e escrevendo setor por setor. Mas o dd tem 2 limitações que atrapalham. Ele para de fazer a cópia se encontrar algum setor defeituoso e não mostra um status da cópia para termos uma idéia de quanto ainda falta. Por isso recomendo usar o ddrescure.

Para instalar o ddrescue no Ubuntu basta verificar se o repositório Universo está ativado e dar um sudo apt-get install gddrescue. Sim, o pacote se chama gddrescue, mas o comando que vamos usar é o ddrescue. Por exemplo, copiando diretamente de HD para HD:

  • ddrescue -v -r8 –force /dev/sda /dev/sdb
    (lembre de verificar quais os HDs em questao! um fdisk -l mostra uma lista)

Foi este comando que usei hoje. Ele copia tudo de um HD para o outro, mostrando um indicador do processo todo e tentando até 8 vezes os setores defeituosos (-r8). Enquanto o HD antigo nem bootava mais no Windows, pois o erro de leitura de setor terminava em tela azul durante o boot, no novo HD o Windows bootou normalmente. O que aconteceu é que o ddrescue tentou ler mais vezes o setor, sem dar erro fatal como no boot do Windows ou no dd tradicional até que conseguir ler. Se não me engano ele acusou apenas 8KB potenciamente corrompidos… mas pelo jeito conseguiu ler tudo.

Exemplo copiando de um HD para um arquivo de imagem que pode ser gravado em outro HD ou pendrive: ddrescue -v -r3 /dev/sda /media/pendrive/backup.img

O ddrescue também pode ser usado para copiar grandes arquivos que contém setores defeituosos.

Outra dica que já anotei de sofrimentos passados é o testdisk. Quando os setores defeituosos se encontram na tabela de arquivos (FAT, NTFS, etc) você não consegue nem montar e listar os arquivos daquela partição. Mas os espertinhos que criaram estes padrões sempre mantém uma copia da tabela de partições num segundo lugar no HD.

Com o testdisk você pode abrir e fazer backup de arquivos de uma partição NTFS que você não consegue mais montar nem pelo Windows nem pelo Linux, pois ele pode encontrar e usar o backup da tabela de partições.

Boa sorte!

Links e Refs:

Alroger “to the rescue” Filho

2 Responses to “Recuperação de Discos e Arquivos do Windows”

  1. 1
    Flávio Says:

    Excelente artigo!

  2. 2
    Antonio L Gomes Says:

    Caro Roger, as tuas dicas e ensinamentos são sempre muito bem vindos.
    O único problema que eu vejo, é que sou totalmente “analfabeto” com o Ubuntu. Não sei nem com entrar os comandos de linha.
    Aí, tenho medo de me ferrar para sempre.
    Poderias explanar, um pouco, os comandos para este leigo?
    Desde já, grato pela ajuda.

© 2024 Cafe TI – pra perder o sono. | [RSS] Artigos and [RSS] Comentários

Design by Web4 Sudoku - Powered By Wordpress